Roraima
Governo inicia implantação de rede elétrica na Vila Ottomar e beneficia mais de 100 moradores no Cantá
Obra de R$ 1,98 milhão levará energia regular e iluminação pública para cerca de 55 famílias da comunidade localizada na Vicinal 14
O Governo de Roraima, por meio da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), iniciou os serviços de implantação da rede de eletrificação da Vila Ottomar de Sousa Pinto, localizada na Vicinal 14, no município de Cantá. A obra atenderá uma demanda histórica da comunidade e garantirá fornecimento regular de energia elétrica para aproximadamente 55 famílias, beneficiando cerca de 110 moradores.
As equipes técnicas já iniciaram a mobilização de equipamentos e materiais necessários para a execução do projeto, que prevê a implantação completa do sistema de distribuição de energia em padrão urbano, com redes de média e baixa tensão, transformadores e iluminação pública.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Gregório Almeida, a obra tem prazo estimado de execução de 120 dias e integra o conjunto de investimentos do Governo de Roraima voltados à ampliação da infraestrutura básica e à redução das desigualdades regionais, garantindo mais desenvolvimento e acesso a serviços essenciais para as comunidades do interior.
“Levar energia elétrica para uma comunidade que aguardou tantos anos por esse serviço é motivo de grande satisfação. A energia transforma vidas, proporciona mais conforto às famílias, fortalece o comércio local, amplia oportunidades para os estudantes e impulsiona o desenvolvimento. Esse é o compromisso do Governo de Roraima: levar serviços essenciais às comunidades que mais precisam, promovendo dignidade e melhores condições de vida”, destacou.
Com investimento de R$ 1,98 milhão, o projeto contempla a instalação de 2,25 quilômetros de rede de média tensão, 3,75 quilômetros de rede de baixa tensão, 118 postes com iluminação pública e cinco transformadores de 45 kVA.
De acordo com Gregório, antes da obra, os moradores conviviam com uma situação precária, utilizando ligações improvisadas e clandestinas, muitas vezes feitas com materiais inadequados, o que aumentava os riscos de acidentes elétricos, incêndios e interrupções no fornecimento de energia. A comunidade também não contava com sistema de iluminação pública.
“Além de regularizar o acesso à energia elétrica, a iniciativa deverá gerar impactos positivos em diversas áreas. Na educação, permitirá melhores condições para o funcionamento das escolas e o uso de recursos tecnológicos”, pontuou.
Ele afirmou ainda que, na saúde, a nova infraestrutura elétrica contribuirá para a conservação adequada de medicamentos e vacinas e para a ampliação dos atendimentos básicos.
“Já na segurança, a implantação da iluminação pública deve proporcionar mais tranquilidade aos moradores e reduzir riscos durante o período noturno”, concluiu o secretário.
O post Governo inicia implantação de rede elétrica na Vila Ottomar e beneficia mais de 100 moradores no Cantá apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.
Roraima
RECONHECIMENTO ALERR concede Comenda Orgulho de Roraima a jovens premiados em competição internacional de robótica
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (25), proposições que concedem a Comenda Orgulho de Roraima a personalidades e categorias profissionais que se destacam por relevantes serviços prestados ao Estado.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 25/2026, de autoria do deputado Dr. Claudio Cirurgião (Republicanos) concede a honraria aos jovens Marcos Henrique Hermógenes e Vinícius Rafael Hermógenes, vencedores do RoboCup Portugal Open 2026, realizado na cidade de Barcelos, em Portugal. A dupla conquistou o primeiro lugar na categoria Rescue Line, levando o nome de Roraima ao cenário internacional da robótica.
Durante a discussão da matéria, parlamentares destacaram a importância do reconhecimento a jovens talentos do estado. O pai dos homenageados, o deputado Marcos Jorge (Republicanos), agradeceu a iniciativa e ressaltou a emoção de ver os filhos alcançarem projeção internacional. “Como pai, fico muito feliz em ver o desenvolvimento deles e esse prêmio internacional. Eles fizeram questão de representar Roraima”, afirmou.
O PDL nº 31/2026, de autoria do deputado Idazio da Perfil (União), concede a Comenda Orgulho de Roraima a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Estado, conforme critérios previstos em resolução legislativa.
Já a proposição de nº 36/2026, de autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Jorge Everton (União), homenageia os engenheiros de segurança do trabalho de Roraima, em reconhecimento à atuação na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de acidentes.
Na mesma linha, o PDL nº 37/2026, de autoria do deputado Dr. Claudio Cirurgião (Republicanos), também concede a Comenda Orgulho de Roraima a profissionais e pessoas ligadas ao atendimento de pessoas com altas habilidades, destacando sua contribuição social.
Os parlamentares ainda aprovaram o Requerimento nº 74/2026, de autoria do deputado Jorge Everton (União), que solicita a realização de sessão solene para entrega da comenda aos engenheiros de segurança do trabalho, prevista para o dia 3 de julho de 2026, no plenário Noêmia Bastos Amazonas.
Ainda na sessão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 32/2026, que institui o Dia Estadual do Engenheiro de Segurança do Trabalho, a ser celebrado em 5 de agosto. A proposta busca valorizar a categoria, incentivar ações educativas e fortalecer políticas de prevenção de acidentes e promoção da saúde do trabalhador em Roraima.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa/ Jader Souza
SupCom ALERR
O post RECONHECIMENTO
ALERR concede Comenda Orgulho de Roraima a jovens premiados em competição internacional de robótica apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
Roraima
PROTEÇÃO À MULHER ALERR aprova projeto que libera uso de dispositivo de eletrochoque para legítima defesa de mulheres
Durante sessão nesta quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou o Projeto de Lei nº 218 de 2025, de autoria do deputado Marcelo Cabral (União), que estabelece diretrizes para o acesso às armas de incapacitação neuromuscular como instrumento de legítima defesa para mulheres no estado.
A proposta autoriza mulheres maiores de 18 anos residentes em Roraima a adquirir, possuir e portar dispositivos de eletrochoque não letais, com potência máxima de 10 joules. O texto também limita a compra a uma unidade por pessoa.
A comercialização deverá ocorrer exclusivamente em estabelecimentos especializados e com dispositivos devidamente licenciados pelos órgãos de segurança pública. Para a aquisição, será exigida a apresentação de documento oficial com foto, comprovante de residência no estado e certidão negativa de antecedentes criminais.
Entre as exigências previstas, o projeto determina a realização de curso de capacitação sobre o uso correto e seguro do equipamento, armazenamento, legislação e noções de defesa pessoal. Também será necessária avaliação psicológica que ateste aptidão para o manuseio.
Os órgãos de segurança pública poderão credenciar instrutores, ministrar treinamentos, emitir certificação de registro e porte, além de realizar fiscalização periódica do cumprimento das normas estabelecidas.
A medida busca fortalecer a proteção e a autonomia das mulheres diante do cenário de violência, garantindo um mecanismo de defesa considerado não letal, em conformidade com os princípios de dignidade humana, segurança e igualdade de gênero.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa / Jader Souza
SupCom ALERR
O post PROTEÇÃO À MULHER
ALERR aprova projeto que libera uso de dispositivo de eletrochoque para legítima defesa de mulheres apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
Roraima
CADBEN Assembleia Legislativa aprova criação do Cadastro Único de Beneficiários de áreas públicas
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei nº 88 de 2025, de autoria do deputado Idazio da Perfil (União), que institui o Cadastro Único de Beneficiários (CADBEN) de áreas públicas do Estado, das prefeituras e do Governo Federal.
A proposta estabelece a criação de um sistema digital unificado para registro de beneficiários de áreas públicas, com a inclusão de dados pessoais e documentação pertinente, além de informações detalhadas sobre as propriedades transferidas.
De acordo com o texto aprovado, o cadastro deverá ser criado e operado exclusivamente por meio digital, garantindo maior celeridade, organização e integração entre as esferas estadual, municipal e federal. O acesso às informações será público, com exceção de documentos classificados como sigilosos por autoridades competentes.
A iniciativa busca dar mais transparência e eficiência à gestão de áreas públicas já destinadas a beneficiários, reunindo dados que hoje se encontram dispersos entre diferentes órgãos. A proposta já havia sido recomendada em 2019 pelo Conselho Estadual das Cidades, sem ter sido implementada à época.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa/ Jader Souza
SupCom ALERR
O post CADBEN
Assembleia Legislativa aprova criação do Cadastro Único de Beneficiários de áreas públicas apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
-
Boa Vista4 dias atrásYanomami recebem autorização para retomada do ecoturismo no Pico da Neblina
-
Últimas6 dias atrásEmpregadores têm até sábado para enviar dados ao eSocial
-
Roraima7 dias atrásTSE mantém Arthur Henrique em campanha, enquanto TRE-RR informa ao STF que candidatura segue indeferida
-
Boa Vista6 dias atrásA promessa que não resistiu a uma semana
-
Roraima6 dias atrásApós alerta do MPE, Governo de Roraima adia pagamento dos servidores para segunda-feira
-
Últimas5 dias atrásCacique Raoni fará cirurgia de desobstrução intestinal neste sábado
-
Últimas6 dias atrásMotoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento
-
Últimas6 dias atrásPicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF


