Roraima
Roraima segue em alerta para chuvas intensas e operação monitora áreas afetadas
Inmet emitiu alerta de perigo potencial válido até a noite desta quarta-feira; mais de 17 mil pessoas já receberam assistência da Operação Apoio Imediato
Roraima permanece sob alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira, 24, conforme aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O monitoramento integra as ações da Operação Apoio Imediato, coordenada pelo Governo de Roraima para acompanhar os impactos do período chuvoso e prestar assistência às populações afetadas.
De acordo com o boletim situacional divulgado nesta terça-feira, 24, pelo CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e pela Defesa Civil Estadual, há previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h.
Apesar da classificação de perigo potencial, o risco de ocorrências como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.
Em relação ao nível dos rios monitorados, o Rio Branco, em Boa Vista, registra 4,65 metros, enquanto o Rio Cotingo está com 3,55 metros. Ambos permanecem abaixo das respectivas médias históricas para o período, que são de 10,28 metros e 7,30 metros.
Segundo o porta-voz da Operação Apoio Imediato e diretor de Relações Públicas do CBMRR, tenente Genival Vasconcelos, as precipitações registradas nas últimas semanas estão dentro do esperado para o período chuvoso no Estado.
“Já passamos pelo mês de maio, que historicamente é o mais chuvoso. Agora estamos na fase final do inverno amazônico, embora ainda haja previsão de chuvas para julho. A situação está sob controle e temos observado uma redução gradual no nível dos rios em razão da diminuição das chuvas nos últimos dias”, afirmou.
Situação nos municípios
O boletim aponta a existência de 75 pontos críticos em 12 municípios, considerando rodovias, vicinais, rios, pontes, bueiros e comunidades indígenas monitoradas pela Defesa Civil. Atualmente, há 12 bloqueios totais, nove bloqueios parciais e 35 famílias desalojadas.
As chuvas já afetaram diretamente cerca de 38.131 pessoas em todo o Estado. Os municípios mais impactados são Uiramutã, com 17.154 pessoas atingidas e acesso comprometido pela RR-171, e Normandia, com 16.323 pessoas afetadas e trechos da BR-401 parcialmente comprometidos.
Até o momento, 11 municípios decretaram situação de emergência. Bonfim, Uiramutã, São Luiz do Anauá, Alto Alegre, Mucajaí e Normandia já tiveram os decretos reconhecidos pelo Governo Federal. Já os municípios de Rorainópolis, Amajari, Caracaraí, Iracema e Caroebe aguardam análise para reconhecimento nacional.
Mais de 17 mil pessoas assistidas
Instituída pelo Decreto nº 40.800-E, de 28 de maio de 2026, a Operação Apoio Imediato coordena ações de monitoramento e assistência humanitária em áreas afetadas pelas chuvas.
Desde o início das operações, em 30 de maio, cerca de 17.322 pessoas já receberam apoio direto. Entre as ações realizadas estão a distribuição de 3.626 cestas básicas, 230 filtros ecológicos, 10.440 litros de água potável e 513 conjuntos de rede com mosquiteiro. Além disso, 1.898 pessoas foram transportadas por meio de baldeação em locais com bloqueios totais.
Conforme o tenente Genival Vasconcelos, o Corpo de Bombeiros mantém bases avançadas em Uiramutã, Rorainópolis e na região do Jacamim, em Bonfim, para garantir resposta rápida às demandas das áreas mais afetadas.
“Estamos concentrando esforços principalmente em Bonfim, Normandia e Uiramutã, que foram os municípios mais impactados e os primeiros a decretarem situação de emergência. No entanto, todas as regiões seguem sendo monitoradas pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros e pelos brigadistas, com apoio das secretarias parceiras”, destacou.
Nos próximos dias, a Operação Apoio Imediato dará continuidade à distribuição de cestas básicas, água potável e redes, em ações realizadas conjuntamente pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas) e CBMRR.
O post Roraima segue em alerta para chuvas intensas e operação monitora áreas afetadas apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.
Roraima
RECONHECIMENTO ALERR concede Comenda Orgulho de Roraima a jovens premiados em competição internacional de robótica
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (25), proposições que concedem a Comenda Orgulho de Roraima a personalidades e categorias profissionais que se destacam por relevantes serviços prestados ao Estado.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 25/2026, de autoria do deputado Dr. Claudio Cirurgião (Republicanos) concede a honraria aos jovens Marcos Henrique Hermógenes e Vinícius Rafael Hermógenes, vencedores do RoboCup Portugal Open 2026, realizado na cidade de Barcelos, em Portugal. A dupla conquistou o primeiro lugar na categoria Rescue Line, levando o nome de Roraima ao cenário internacional da robótica.
Durante a discussão da matéria, parlamentares destacaram a importância do reconhecimento a jovens talentos do estado. O pai dos homenageados, o deputado Marcos Jorge (Republicanos), agradeceu a iniciativa e ressaltou a emoção de ver os filhos alcançarem projeção internacional. “Como pai, fico muito feliz em ver o desenvolvimento deles e esse prêmio internacional. Eles fizeram questão de representar Roraima”, afirmou.
O PDL nº 31/2026, de autoria do deputado Idazio da Perfil (União), concede a Comenda Orgulho de Roraima a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Estado, conforme critérios previstos em resolução legislativa.
Já a proposição de nº 36/2026, de autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Jorge Everton (União), homenageia os engenheiros de segurança do trabalho de Roraima, em reconhecimento à atuação na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de acidentes.
Na mesma linha, o PDL nº 37/2026, de autoria do deputado Dr. Claudio Cirurgião (Republicanos), também concede a Comenda Orgulho de Roraima a profissionais e pessoas ligadas ao atendimento de pessoas com altas habilidades, destacando sua contribuição social.
Os parlamentares ainda aprovaram o Requerimento nº 74/2026, de autoria do deputado Jorge Everton (União), que solicita a realização de sessão solene para entrega da comenda aos engenheiros de segurança do trabalho, prevista para o dia 3 de julho de 2026, no plenário Noêmia Bastos Amazonas.
Ainda na sessão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 32/2026, que institui o Dia Estadual do Engenheiro de Segurança do Trabalho, a ser celebrado em 5 de agosto. A proposta busca valorizar a categoria, incentivar ações educativas e fortalecer políticas de prevenção de acidentes e promoção da saúde do trabalhador em Roraima.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa/ Jader Souza
SupCom ALERR
O post RECONHECIMENTO
ALERR concede Comenda Orgulho de Roraima a jovens premiados em competição internacional de robótica apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
Roraima
PROTEÇÃO À MULHER ALERR aprova projeto que libera uso de dispositivo de eletrochoque para legítima defesa de mulheres
Durante sessão nesta quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou o Projeto de Lei nº 218 de 2025, de autoria do deputado Marcelo Cabral (União), que estabelece diretrizes para o acesso às armas de incapacitação neuromuscular como instrumento de legítima defesa para mulheres no estado.
A proposta autoriza mulheres maiores de 18 anos residentes em Roraima a adquirir, possuir e portar dispositivos de eletrochoque não letais, com potência máxima de 10 joules. O texto também limita a compra a uma unidade por pessoa.
A comercialização deverá ocorrer exclusivamente em estabelecimentos especializados e com dispositivos devidamente licenciados pelos órgãos de segurança pública. Para a aquisição, será exigida a apresentação de documento oficial com foto, comprovante de residência no estado e certidão negativa de antecedentes criminais.
Entre as exigências previstas, o projeto determina a realização de curso de capacitação sobre o uso correto e seguro do equipamento, armazenamento, legislação e noções de defesa pessoal. Também será necessária avaliação psicológica que ateste aptidão para o manuseio.
Os órgãos de segurança pública poderão credenciar instrutores, ministrar treinamentos, emitir certificação de registro e porte, além de realizar fiscalização periódica do cumprimento das normas estabelecidas.
A medida busca fortalecer a proteção e a autonomia das mulheres diante do cenário de violência, garantindo um mecanismo de defesa considerado não letal, em conformidade com os princípios de dignidade humana, segurança e igualdade de gênero.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa / Jader Souza
SupCom ALERR
O post PROTEÇÃO À MULHER
ALERR aprova projeto que libera uso de dispositivo de eletrochoque para legítima defesa de mulheres apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
Roraima
CADBEN Assembleia Legislativa aprova criação do Cadastro Único de Beneficiários de áreas públicas
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei nº 88 de 2025, de autoria do deputado Idazio da Perfil (União), que institui o Cadastro Único de Beneficiários (CADBEN) de áreas públicas do Estado, das prefeituras e do Governo Federal.
A proposta estabelece a criação de um sistema digital unificado para registro de beneficiários de áreas públicas, com a inclusão de dados pessoais e documentação pertinente, além de informações detalhadas sobre as propriedades transferidas.
De acordo com o texto aprovado, o cadastro deverá ser criado e operado exclusivamente por meio digital, garantindo maior celeridade, organização e integração entre as esferas estadual, municipal e federal. O acesso às informações será público, com exceção de documentos classificados como sigilosos por autoridades competentes.
A iniciativa busca dar mais transparência e eficiência à gestão de áreas públicas já destinadas a beneficiários, reunindo dados que hoje se encontram dispersos entre diferentes órgãos. A proposta já havia sido recomendada em 2019 pelo Conselho Estadual das Cidades, sem ter sido implementada à época.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa/ Jader Souza
SupCom ALERR
O post CADBEN
Assembleia Legislativa aprova criação do Cadastro Único de Beneficiários de áreas públicas apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
-
Boa Vista4 dias atrásYanomami recebem autorização para retomada do ecoturismo no Pico da Neblina
-
Últimas6 dias atrásEmpregadores têm até sábado para enviar dados ao eSocial
-
Roraima6 dias atrásApós alerta do MPE, Governo de Roraima adia pagamento dos servidores para segunda-feira
-
Roraima7 dias atrásTSE mantém Arthur Henrique em campanha, enquanto TRE-RR informa ao STF que candidatura segue indeferida
-
Boa Vista6 dias atrásA promessa que não resistiu a uma semana
-
Últimas5 dias atrásCacique Raoni fará cirurgia de desobstrução intestinal neste sábado
-
Últimas6 dias atrásMotoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento
-
Últimas6 dias atrásPicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF


