Conecte-se Conosco

Boa Vista

Câmeras desmentem suspeito que tentou culpar venezuelano por abuso sexual de cadela em Boa Vista

Publicado

em

cameras-desmentem-suspeito-que-tentou-culpar-venezuelano-por-abuso-sexual-de-cadela-em-boa-vista

A investigação da PCRR (Polícia Civil de Roraima) sobre o caso de abuso sexual e maus-tratos contra uma cadela em Boa Vista apontou contradições no depoimento do principal suspeito. Segundo a polícia, o homem de 66 anos tentou atribuir o crime a um suposto imigrante venezuelano contratado para realizar um serviço na residência, mas imagens de câmeras de segurança da vizinhança desmentiram a versão apresentada por ele.

O caso é conduzido pela DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), que cumpriu neste sábado, 9, um mandado de busca e apreensão de animais domésticos em uma casa no bairro Nova Cidade, zona oeste da capital, com apoio da CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental Monte Roraima), da PMRR.

Durante interrogatório, o investigado F.D.S. afirmou que o suposto trabalhador teria abusado da cadela, chamada Marrom, e fugido pelos fundos do imóvel logo após o crime.

“Segundo ele, o homem teria cometido o abuso e fugido pelos fundos do imóvel. No entanto, as investigações descartaram essa hipótese”, informou a Polícia Civil.

Publicidade

Conforme a investigação, câmeras instaladas nas proximidades da residência foram analisadas entre 8h e 12h do dia dos fatos. A polícia afirmou que nenhuma imagem registrou entrada ou saída de pedestres no imóvel durante o período mencionado pelo suspeito.

“A análise de imagens de câmeras de segurança da vizinhança, no período entre 8h e 12h do dia dos fatos, não registrou a entrada ou saída de qualquer pedestre na residência, além de não haver indícios compatíveis com a suposta fuga narrada pelo investigado”, destacou a PCRR.

O inquérito foi instaurado após a cadela ser levada pelo próprio investigado a uma clínica veterinária no dia 7 de abril. O animal apresentava sinais de intensa dor, sangramento e presença de corpo estranho na cavidade vaginal.

Segundo a polícia, o laudo médico-veterinário confirmou “a retirada de um objeto com formato de órgão genital masculino, envolto em preservativo, causando severo trauma vaginal, além de evidenciar maus-tratos, dor intensa e sangramento”.

Com a conclusão do inquérito, o suspeito foi indiciado por crime ambiental relacionado a maus-tratos contra cães e gatos. O MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima) apresentou denúncia, posteriormente aceita pelo Poder Judiciário, que autorizou o mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal do TJRR.

Publicidade

Após serem retirados da residência, os animais receberam atendimento médico-veterinário e foram encaminhados à ONG Yawara, onde permanecerão sob cuidados até futura adoção.

O post Câmeras desmentem suspeito que tentou culpar venezuelano por abuso sexual de cadela em Boa Vista apareceu primeiro em Roraima 1.

Repórter do NEWS Roraima, com foco em política, cotidiano e direitos sociais. Acompanha de perto os fatos que moldam a realidade local. Busca sempre o relato humano por trás das notícias. Informação com agilidade e credibilidade.

Boa Vista

Assembleia Legislativa de RR aprova LDO de 2027 com prioridades para saúde, segurança e educação

Publicado

em

assembleia-legislativa-de-rr-aprova-ldo-de-2027-com-prioridades-para-saude,-seguranca-e-educacao

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou nesta quinta-feira (25), com emendas e anexos, o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027. A proposta estabelece as prioridades que deverão orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para ser votada no segundo semestre.

A LDO define as diretrizes que servirão de base para a distribuição dos recursos públicos no próximo ano e estabelece que o planejamento do Estado deverá priorizar a manutenção e o aprimoramento dos serviços públicos essenciais, além de considerar o impacto social, econômico e ambiental das políticas públicas.

O texto também determina que os investimentos sejam regionalizados, sempre que possível, para reduzir desigualdades entre os municípios.

Saúde e segurança entre as prioridades

Entre as principais áreas contempladas pela proposta está a saúde. O Anexo de Prioridades prevê ações como ampliação, construção, reforma e aparelhamento de unidades de saúde, fortalecimento da atenção primária, ampliação da assistência especializada, atendimento de urgência e emergência, vigilância sanitária e epidemiológica, além da regionalização dos serviços de saúde em todos os municípios.

Publicidade

Na área da segurança pública, o projeto prevê a ampliação e construção de quartéis da Polícia Militar e unidades da Polícia Civil, fortalecimento das ações de policiamento preventivo, modernização das forças de segurança, valorização dos profissionais, investimentos em perícia criminal, formação de agentes, defesa civil e políticas de enfrentamento à criminalidade.

Educação e desenvolvimento sustentável

Na educação, a LDO estabelece ações voltadas à manutenção da educação básica, fortalecimento da alimentação e do transporte escolar, ampliação da rede física de escolas, remuneração dos profissionais da educação e incentivo ao ensino superior, pesquisa e extensão.

O documento também prioriza políticas de desenvolvimento sustentável, com incentivo à produção agropecuária, fortalecimento da agricultura familiar, inspeção sanitária animal e vegetal, desenvolvimento das cadeias produtivas e preservação ambiental.

Além dos eixos setoriais, a proposta determina que todas as políticas públicas observem temas considerados estratégicos, como proteção da primeira infância, promoção da equidade de gênero, garantia de direitos, respeito à diversidade e ações de prevenção ao desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Recesso parlamentar

Com a aprovação da LDO, a Assembleia Legislativa entra em recesso parlamentar entre os dias 26 de junho e 4 de agosto. Durante o período, permanecem em funcionamento os serviços administrativos e os programas sociais da Casa. As sessões ordinárias ficam suspensas, cabendo à Comissão de Representação deliberar sobre matérias urgentes previstas no regimento interno.

Publicidade

O post Assembleia Legislativa de RR aprova LDO de 2027 com prioridades para saúde, segurança e educação apareceu primeiro em Roraima 1.

Continue Lendo

Boa Vista

Pagamento de nova parcela do Pé-de-Meia inicia na próxima segunda-feira (29)

Publicado

em

pagamento-de-nova-parcela-do-pe-de-meia-inicia-na-proxima-segunda-feira-(29)

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29) o pagamento de uma nova parcela do programa Pé-de-Meia. Nesta etapa, cerca de 3,5 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública serão contemplados com o incentivo financeiro.

Os depósitos serão feitos em contas Poupança Caixa Tem abertas automaticamente em nome dos estudantes. Os valores poderão ser movimentados preferencialmente pelo aplicativo Caixa Tem.

Os pagamentos ocorrerão de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do beneficiário. Estudantes nascidos em janeiro e fevereiro recebem no dia 29 de setembro. Os nascidos em março e abril terão o pagamento em 30 de setembro; maio e junho, em 1º de outubro; julho e agosto, em 2 de outubro; setembro e outubro, em 3 de outubro; e novembro e dezembro, em 6 de outubro.

Como acessar o benefício

Além da movimentação pelo aplicativo Caixa Tem, os estudantes podem solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia para realizar compras e pagamentos. Também é possível sacar o benefício nos terminais de autoatendimento da Caixa utilizando biometria cadastrada, mesmo sem o cartão.

Publicidade

Informações sobre frequência escolar, situação do benefício e regras do programa podem ser consultadas no aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação. Já os dados sobre o pagamento estão disponíveis nos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.

O que é o Pé-de-Meia

Criado pela Lei nº 14.818/2024, o Programa Pé-de-Meia oferece incentivo financeiro a estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que cumpram os critérios de frequência escolar e as demais regras estabelecidas pelo Ministério da Educação.

Além das parcelas pagas ao longo do ano, o programa prevê um bônus anual de R$ 1 mil para estudantes aprovados ao fim do ano letivo. Os alunos que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao concluírem o 3º ano também recebem um adicional de R$ 200, pago em parcela única.

O post Pagamento de nova parcela do Pé-de-Meia inicia na próxima segunda-feira (29) apareceu primeiro em Roraima 1.

Publicidade
Continue Lendo

Boa Vista

Helena da Asatur cobra votação da PEC 47 para enquadramento de servidores dos ex-territórios

Publicado

em

helena-da-asatur-cobra-votacao-da-pec-47-para-enquadramento-de-servidores-dos-ex-territorios

A deputada federal Helena da Asatur (PSD-RR) integra a mobilização das bancadas de Roraima, Amapá e Rondônia em Brasília para pressionar a presidência da Câmara dos Deputados a inclusão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/2023 na pauta de votações do plenário.

A matéria estende o prazo e detalha as regras para o enquadramento de servidores dos ex-territórios federais nos quadros da administração pública federal.

“Nós já tivemos reuniões das bancadas e estamos cobrando de perto em Brasília para que a gente realmente consiga aprovar ainda esse ano a PEC 47”, ressaltou a parlamentar.

O objetivo é permitir que servidores públicos, policiais civis e militares, além de profissionais com vínculo empregatício ou estatutário com os ex-territórios, sejam integrados ao quadro da União. A regra abrange quem atuou durante os dez primeiros anos de criação dos estados.

Publicidade

Helena da Asatur apresentou contribuição ao relator da proposta para corrigir uma falha no texto atual e incluir expressamente os trabalhadores municipais. Conforme a parlamentar, o próprio governo federal emitiu atos que reconhecem o vínculo desses trabalhadores, o que demanda a harmonização do texto legal.

“É um compromisso do nosso mandato defender os servidores e fazer com que o direito deles seja respeitado de verdade”, destacou Helena.

O post Helena da Asatur cobra votação da PEC 47 para enquadramento de servidores dos ex-territórios apareceu primeiro em Roraima 1.

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tendência