Roraima
Governo de Roraima amplia ajuda de custo para pacientes do TFD
Valor pago pelo Estado passa de R$ 40 para R$ 140 por dia, elevando o benefício total para R$ 189,50 destinados a pacientes e acompanhantes em tratamento fora de Roraima
Pacientes de Roraima que precisam se deslocar para outros estados em busca de tratamento especializado passam a contar com um reforço financeiro para auxiliar nas despesas durante o período de atendimento. A Sesau (Secretaria de Saúde) ampliou a ajuda de custo destinada aos usuários do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), com aumento de R$ 100 no complemento pago pelo Governo do Estado.
Com a atualização, o valor do recurso estadual passou de R$ 40 para R$ 140 por dia. Somado ao repasse federal de R$ 49,50, o benefício total destinado a pacientes e acompanhantes passa de R$ 89,50 para R$ 189,50 diários.
Segundo a coordenadora-geral de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação da Sesau, Jardiane Moraes, a medida busca oferecer melhores condições aos pacientes durante o período em que permanecem fora do Estado. “A Secretaria reconhece a importância desse valor para os pacientes e seus acompanhantes. Essa recomposição vem para oferecer mais suporte durante o tratamento, garantindo melhores condições de permanência e mais qualidade de vida enquanto estiverem fora de Roraima”, afirmou.
A atualização foi aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde após estudo técnico realizado pela Sesau, que identificou a defasagem dos valores praticados desde 2017. A medida tem caráter assistencial e visa adequar o benefício à realidade socioeconômica atual dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Como funciona o TFD?
O Tratamento Fora de Domicílio é um benefício do SUS destinado a pacientes que necessitam realizar consultas, exames, cirurgias ou outros procedimentos de média e alta complexidades não disponíveis em Roraima.
O encaminhamento é feito exclusivamente pela Central Estadual de Regulação da Sesau, responsável por solicitar vagas em unidades de referência de outros estados. A definição do local de atendimento ocorre conforme a disponibilidade da rede de saúde e a necessidade clínica do paciente.
Para manter o recebimento da ajuda de custo, é necessário apresentar periodicamente laudos e documentos médicos que comprovem a continuidade do tratamento. A documentação deve ser encaminhada pelos canais oficiais do TFD para análise e renovação do benefício.
Jardiane Moraes explicou que o pagamento da ajuda de custo segue um fluxo administrativo específico, especialmente em situações em que o agendamento do tratamento ocorre em curto prazo. “Os trâmites necessários para a liberação da ajuda de custo seguem um rito processual que pode demandar algum tempo. Em muitos casos, os agendamentos são confirmados próximo à data da viagem. Inicialmente, o paciente recebe antecipadamente o equivalente a 15 dias de ajuda de custo. Caso haja necessidade de continuidade do tratamento, ele encaminha o laudo médico atualizado, e o benefício pode ser renovado por mais 30 dias”, explicou.
O post Governo de Roraima amplia ajuda de custo para pacientes do TFD apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.
Roraima
RECONHECIMENTO ALERR concede Comenda Orgulho de Roraima a jovens premiados em competição internacional de robótica
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (25), proposições que concedem a Comenda Orgulho de Roraima a personalidades e categorias profissionais que se destacam por relevantes serviços prestados ao Estado.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 25/2026, de autoria do deputado Dr. Claudio Cirurgião (Republicanos) concede a honraria aos jovens Marcos Henrique Hermógenes e Vinícius Rafael Hermógenes, vencedores do RoboCup Portugal Open 2026, realizado na cidade de Barcelos, em Portugal. A dupla conquistou o primeiro lugar na categoria Rescue Line, levando o nome de Roraima ao cenário internacional da robótica.
Durante a discussão da matéria, parlamentares destacaram a importância do reconhecimento a jovens talentos do estado. O pai dos homenageados, o deputado Marcos Jorge (Republicanos), agradeceu a iniciativa e ressaltou a emoção de ver os filhos alcançarem projeção internacional. “Como pai, fico muito feliz em ver o desenvolvimento deles e esse prêmio internacional. Eles fizeram questão de representar Roraima”, afirmou.
O PDL nº 31/2026, de autoria do deputado Idazio da Perfil (União), concede a Comenda Orgulho de Roraima a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Estado, conforme critérios previstos em resolução legislativa.
Já a proposição de nº 36/2026, de autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Jorge Everton (União), homenageia os engenheiros de segurança do trabalho de Roraima, em reconhecimento à atuação na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de acidentes.
Na mesma linha, o PDL nº 37/2026, de autoria do deputado Dr. Claudio Cirurgião (Republicanos), também concede a Comenda Orgulho de Roraima a profissionais e pessoas ligadas ao atendimento de pessoas com altas habilidades, destacando sua contribuição social.
Os parlamentares ainda aprovaram o Requerimento nº 74/2026, de autoria do deputado Jorge Everton (União), que solicita a realização de sessão solene para entrega da comenda aos engenheiros de segurança do trabalho, prevista para o dia 3 de julho de 2026, no plenário Noêmia Bastos Amazonas.
Ainda na sessão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 32/2026, que institui o Dia Estadual do Engenheiro de Segurança do Trabalho, a ser celebrado em 5 de agosto. A proposta busca valorizar a categoria, incentivar ações educativas e fortalecer políticas de prevenção de acidentes e promoção da saúde do trabalhador em Roraima.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa/ Jader Souza
SupCom ALERR
O post RECONHECIMENTO
ALERR concede Comenda Orgulho de Roraima a jovens premiados em competição internacional de robótica apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
Roraima
PROTEÇÃO À MULHER ALERR aprova projeto que libera uso de dispositivo de eletrochoque para legítima defesa de mulheres
Durante sessão nesta quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou o Projeto de Lei nº 218 de 2025, de autoria do deputado Marcelo Cabral (União), que estabelece diretrizes para o acesso às armas de incapacitação neuromuscular como instrumento de legítima defesa para mulheres no estado.
A proposta autoriza mulheres maiores de 18 anos residentes em Roraima a adquirir, possuir e portar dispositivos de eletrochoque não letais, com potência máxima de 10 joules. O texto também limita a compra a uma unidade por pessoa.
A comercialização deverá ocorrer exclusivamente em estabelecimentos especializados e com dispositivos devidamente licenciados pelos órgãos de segurança pública. Para a aquisição, será exigida a apresentação de documento oficial com foto, comprovante de residência no estado e certidão negativa de antecedentes criminais.
Entre as exigências previstas, o projeto determina a realização de curso de capacitação sobre o uso correto e seguro do equipamento, armazenamento, legislação e noções de defesa pessoal. Também será necessária avaliação psicológica que ateste aptidão para o manuseio.
Os órgãos de segurança pública poderão credenciar instrutores, ministrar treinamentos, emitir certificação de registro e porte, além de realizar fiscalização periódica do cumprimento das normas estabelecidas.
A medida busca fortalecer a proteção e a autonomia das mulheres diante do cenário de violência, garantindo um mecanismo de defesa considerado não letal, em conformidade com os princípios de dignidade humana, segurança e igualdade de gênero.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa / Jader Souza
SupCom ALERR
O post PROTEÇÃO À MULHER
ALERR aprova projeto que libera uso de dispositivo de eletrochoque para legítima defesa de mulheres apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
Roraima
CADBEN Assembleia Legislativa aprova criação do Cadastro Único de Beneficiários de áreas públicas
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei nº 88 de 2025, de autoria do deputado Idazio da Perfil (União), que institui o Cadastro Único de Beneficiários (CADBEN) de áreas públicas do Estado, das prefeituras e do Governo Federal.
A proposta estabelece a criação de um sistema digital unificado para registro de beneficiários de áreas públicas, com a inclusão de dados pessoais e documentação pertinente, além de informações detalhadas sobre as propriedades transferidas.
De acordo com o texto aprovado, o cadastro deverá ser criado e operado exclusivamente por meio digital, garantindo maior celeridade, organização e integração entre as esferas estadual, municipal e federal. O acesso às informações será público, com exceção de documentos classificados como sigilosos por autoridades competentes.
A iniciativa busca dar mais transparência e eficiência à gestão de áreas públicas já destinadas a beneficiários, reunindo dados que hoje se encontram dispersos entre diferentes órgãos. A proposta já havia sido recomendada em 2019 pelo Conselho Estadual das Cidades, sem ter sido implementada à época.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Nonato Sousa/ Jader Souza
SupCom ALERR
O post CADBEN
Assembleia Legislativa aprova criação do Cadastro Único de Beneficiários de áreas públicas apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
-
Boa Vista4 dias atrásYanomami recebem autorização para retomada do ecoturismo no Pico da Neblina
-
Últimas6 dias atrásEmpregadores têm até sábado para enviar dados ao eSocial
-
Roraima6 dias atrásApós alerta do MPE, Governo de Roraima adia pagamento dos servidores para segunda-feira
-
Roraima7 dias atrásTSE mantém Arthur Henrique em campanha, enquanto TRE-RR informa ao STF que candidatura segue indeferida
-
Boa Vista6 dias atrásA promessa que não resistiu a uma semana
-
Últimas5 dias atrásCacique Raoni fará cirurgia de desobstrução intestinal neste sábado
-
Últimas6 dias atrásMotoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento
-
Últimas6 dias atrásPicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF


