Conecte-se Conosco

Roraima

CELEBRAÇÃO Escola do Legislativo completa 23 anos oferecendo qualificação profissional à população

Publicado

em

celebracao-escola-do-legislativo-completa-23-anos-oferecendo-qualificacao-profissional-a-populacao
Profissional do marketing, João Pedro agradeceu a oportunidade de ter estudado na Escolegis.

“Os cursos me ajudaram a ingressar no mercado de trabalho mais rápido, e o que eu mais gostei foi que todos os professores acreditam muito no potencial de cada um. Graças à professora Gabi Soares, hoje atuo no marketing. Não apenas por ser uma boa profissional, mas pelo fato de que eu encontrei meu lugar, na frente e atrás das câmeras. Estar com o público e me conectar com ele é uma experiência que não tem preço”.

O relato que abre esta reportagem é do profissional da área de marketing João Pedro Gomes da Silva, de 19 anos. Ele estudou na Escola do Legislativo (Escolegis), que, nesta quarta-feira (24), completa 23 anos de atuação. A unidade, criada pelo então presidente do parlamento estadual Mecias de Jesus para profissionalizar os servidores da Casa Legislativa, se transformou em um lugar para atender as necessidades da população, com oferta regular de cursos presenciais e online. Atualmente, o deputado Chico Mozart (União) é o presidente da instituição.

A Escolegis é um dos programas sociais de maior abrangência do parlamento, vinculada à Superintendência de Programas Especiais. Entre 2025 e 2026 já realizou cerca de 200 mil atendimentos com oferta de 925 cursos.

No caso de João, ele foi inscrito pela irmã no curso de atendimento ao público. Na unidade, gostou de aprender coisas novas e iniciou a busca por outros cursos. O jovem passou pelas aulas de edição de fotos e vídeos, marketing digital, fotografia profissional com o celular, que o auxiliaram no aprimoramento de técnicas para exercer melhor a profissão. “Minha paixão é o marketing”, resumiu.

“Hoje, trabalho na área de marketing, fotografia e vídeos. Avalio o trabalho da Escolegis como de excelência, pelo empenho de cada um a dar uma oportunidade a quem quer se profissionalizar para o mercado de trabalho. Sou grato a cada um! Desde o porteiro até a direção da escolegis”, declarou o profissional.

Publicidade

REGANDO SONHOS

Presidente em exercício da ALERR, o deputado Jorge Everton destacou a função social da Escolegis.

A Escolegis se tornou, portanto, referência na qualidade de ensino. A unidade busca acompanhar as necessidades da população e transformá-las em aulas práticas. É uma decisão assertiva: ouvir a sociedade para proporcionar qualificação certa, que gera emprego e renda ou ajuda na abertura do próprio negócio.

“A história do João Pedro nos mostra que o trabalho de excelência da Escolegis está dando certo. As pessoas buscam a escola para adquirir conhecimento, se profissionalizar, se preparar para o mercado de trabalho. A Assembleia Legislativa está atenta ao que o povo precisa, na capacitação dos nossos jovens, criando oportunidades reais para que eles tenham um futuro promissor. Isso é responsabilidade social”, avaliou o presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Jorge Everton (União).

Lene Matos, diretora da Escola do Legislativo, ressalta que a unidade oportuniza crescimento pessoal e profissional aos alunos.

Segundo a diretora da Escolegis, Lene Matos, a unidade representa um passo importante na transformação da vida dos estudantes.

Publicidade

“Nosso trabalho representa a ampliação do acesso à qualificação profissional, mais oportunidade de geração de emprego, renda e desenvolvimento pessoal. É o fortalecimento da missão da Escolegis de levar conhecimento para todas as regiões de Roraima, mostrando a sua força na transformação de vida por meio da educação. São milhares de pessoas atendidas por meio de um trabalho incansável sob a gestão do deputado Chico Mozart”, destacou Lene Matos.

Presente nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí, Alto Alegre, Caroebe, São Luiz do Anauá e Rorainópolis, a Escola do Legislativo disponibiliza gratuitamente cursos de capacitação em diversas áreas, como: inglês, decoração de festas, amigurumi, arte com balões, preparação para concurso público, croché, informática, culinária, marketing digital, redes sociais, saúde e bem-estar, e muitos outros.

Em Boa Vista, a sede está localizada na Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade, zona Oeste. Para obter mais informações sobre os cursos e saber se há vagas disponíveis acesse: escola.al.rr.leg.br, envie mensagem pelo telefone (95) 98402-3402 ou consulte as redes sociais do Poder Legislativo no perfil @assembleiarr.

Texto: Josué Ferreira

Fotos: Alexsandro Carvalho / Eduardo Andrade / Nonato Sousa

Publicidade

SupCom ALERR

O post CELEBRAÇÃO
Escola do Legislativo completa 23 anos oferecendo qualificação profissional à população
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Repórter do NEWS Roraima, com foco em política, cotidiano e direitos sociais. Acompanha de perto os fatos que moldam a realidade local. Busca sempre o relato humano por trás das notícias. Informação com agilidade e credibilidade.

Roraima

TURISMO E INCLUSÃO ALERR inicia capacitação sobre turismo inclusivo com foco no atendimento a pessoas autistas

Publicado

em

turismo-e-inclusao-alerr-inicia-capacitacao-sobre-turismo-inclusivo-com-foco-no-atendimento-a-pessoas-autistas

O Plenarinho Valério Caldas de Magalhães recebeu na noite dessa terça-feira, 23, a abertura da terceira edição da capacitação do Turistea, iniciativa do Programa de Atendimento Comunitário (PAC), por intermédio do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

O curso contou com a participação de 140 profissionais e estudantes de turismo, hotelaria e gastronomia, todos com um objetivo: preparar Roraima para receber turistas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, buscando eliminar barreiras no atendimento e nos roteiros.

Esta ação do programa Turistea segue até 25 de junho e terá continuidade nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, sempre das 19h às 22h. As inscrições são gratuitas pelo site da ALERR (al.rr.leg.br).

A coordenadora do Turistea, a psicopedagoga Jane Lira, é uma das instrutoras do curso. Ela explicou que esta edição trará mais exemplos práticos do que as anteriores, e a meta é transformar o estado em referência em turismo inclusivo.

Esse ano são nove temas diferentes, entre eles, a seletividade alimentar, a comunicação, o acolhimento das famílias, como agir com crises sensoriais, previsibilidade de roteiros, entre outros. A cada ano a gente vai aumentandomodificando e melhorando o que é necessário mudar”, detalhou.

Publicidade

Jane adiantou que a meta do PAC é criar uma rede de estabelecimentos certificados em Roraima. Após essa capacitação, a ideia é realizar visitas técnicas e a criação de um selo “Turismo Amigo do Autista”. “Desde o ano passado a gente vem estudando essa possibilidade e já está previsto para até o final do ano de 2027 que a gente possa ter esse selo de amigo do autista”, informou.

O presidente da Associação de Guias de Turismo de Roraima, Luiz Afonso Garcia, participou de vários roteiros do Turistea e de edições anteriores das capacitações. Para ele, a informação é importantíssima para os profissionais do turismo.

Eu, particularmente, tenho um prazer enorme em trabalhar com esse projeto. Porque o retorno que você recebe dessas crianças é incrível”, comentou.

Para outros participantes, este foi o primeiro contato com o tema. É o caso da Ana Paula Nascimento, acadêmica do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Roraima mãe atípica de uma criança de 6 anos, suporte 1. Ela garantiu que vai usar o aprendizado em prol da família e dos estudos.

É uma experiência nova. Sou mãe de primeira viagem e eu vou conseguir entender melhor em vários aspectos, principalmente dentro da seletividade alimentar e primeiros socorros. Além de levar o turismo inclusivo para a minha profissão, para minhas próximas experiências. O mercado está pedindo isso. Destino que não é inclusivo fica pra trás”, frisou.

Publicidade

Premiações e reconhecimento do Turistea

O Turistea capacita profissionais do turismo para receber pessoas com TEA e organiza passeios inclusivos. As atividades em pontos turísticos de Roraima unem diversão, cultura e socialização em contato com o patrimônio natural e histórico do estado de Roraima. O projeto já foi destaque nacional e internacional por unir inclusão e desenvolvimento econômico. Confira as principais indicações e prêmios:

1. ICRT-LATA RESPONSIBLE TOURISM AWARDS 2026 – LATA EXPO, NO REINO UNIDO

Categoria: Diversidade, Equidade e Inclusão

Status: Prêmio Prata – Edição 2026

Publicidade

2. 6º PRÊMIO DE TURISMO RESPONSÁVEL DA WTM LATIN AMERICA – SÃO PAULO (SP).

Categoria: Diversidade, Equidade e Inclusão no Turismo

Status: Bronze – Edição 2026

3. PRÊMIO NACIONAL DE TURISMO – Ministério do Turismo

Categoria: Turismo Social / Acessibilidade

Publicidade

Status: Vencedor – Edição 2025

4. PRÊMIO BRASIL MAIS INCLUSÃO – Câmara dos Deputados

Categoria: Poder Legislativo

Status: Indicado – 2024

5. SELO DE BOAS PRÁTICAS EM POLÍTICAS PARA AUTISMO – OAB Nacional

Publicidade

Categoria: Iniciativas Públicas

Status: Indicado e Agraciado – 2023

O que é o Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) está vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima. Oferece atendimento pedagógico, psicológico, social e terapêutico, além de realizar ações de conscientização e integração entre escola, família e comunidade. Os serviços são gratuitos.

Teamarr funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1.193, bairro São Francisco e outra na zona oeste de Boa Vista, no bairro Jardim Tropical, na Rua Dorvalina Pessoa da Silva, nº 456.

Publicidade

Texto: Júlia Matos

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

O post TURISMO E INCLUSÃO
ALERR inicia capacitação sobre turismo inclusivo com foco no atendimento a pessoas autistas
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Publicidade
Continue Lendo

Roraima

FUTURO ACADÊMICO Iniciativa da ALERR ajuda estudantes a escolher a carreira profissional

Publicado

em

futuro-academico-iniciativa-da-alerr-ajuda-estudantes-a-escolher-a-carreira-profissional
Teste vocacional auxilia estudantes da Escola Estadual Mário David Andreazza na escolha da futura profissão.

A pergunta que todo estudante do último ano do ensino médio costuma ouvir é: já sabe qual curso superior vai fazer? Para muitos jovens, a resposta ainda vem acompanhada de dúvidas e incertezas sobre o futuro profissional. Pensando em auxiliar nesse processo de decisão, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), realizou nesta segunda-feira (23) a aplicação do Teste Vocacional para estudantes da Escola Estadual Mário David Andreazza, no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista.

A iniciativa busca ajudar os alunos a identificarem aptidões, interesses e áreas de afinidade, oferecendo mais segurança na escolha da carreira e dos caminhos acadêmicos a seguir após a conclusão do ensino médio.

A presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra, destaca a importância da orientação vocacional para os jovens.

A presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), destacou que o projeto surgiu a partir da percepção de que muitos estudantes enfrentam insegurança no momento de escolher uma profissão. “O teste vocacional ajuda a concretizar aquilo que eles desejam e oferece mais segurança para essa decisão”, afirmou.

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

O psicólogo Wagner Costa conduziu a palestra e a aplicação do teste vocacional.

O psicólogo Wagner Costa, responsável pela palestra e aplicação do teste, explicou que a atividade estimula os adolescentes a refletirem sobre o futuro profissional a partir dos próprios interesses e aptidões. “Quando a pessoa trabalha com algo de que gosta, a possibilidade de ser feliz e ganhar dinheiro é muito maior do que exercer uma profissão apenas pelo retorno financeiro”, ressaltou.

 

 

Publicidade

 

 

Identificando caminhos profissionais

Lara Lopes, aluna do terceiro ano, afirma que o resultado do teste ajudou a reforçar suas opções de carreira.

Entre os estudantes, a iniciativa foi recebida com entusiasmo. A aluna do terceiro ano, Lara Lopes, de 17 anos, contou que o resultado do teste apontou uma das opções que já considerava para o futuro. “Uma das profissões que eu pensava apareceu no resultado, então é uma opção que vou colocar um pouco mais acima na minha lista”, disse.

Publicidade

 

 

 

 

Publicidade
A professora Ildeane Amorim avalia a iniciativa como um importante apoio aos estudantes na escolha profissional.

Para a professora Ildeane Amorim, ações como essa são importantes porque auxiliam os estudantes no período de muitas dúvidas. “Eles ficaram muito empolgados e perceberam o quanto isso é importante. É uma oportunidade única para quem está concluindo o ensino médio e precisa escolher uma profissão”, destacou.

 

 

 

 

Publicidade

Amanda Alves comemorou o resultado do teste, que ficou alinhado às áreas de interesse que já considerava para o futuro.

A estudante Amanda Alves também avaliou positivamente a experiência. Segundo ela, o resultado do teste foi compatível com áreas pelas quais já tinha interesse. “O teste combinou com o meu perfil e trouxe profissões que já estavam na minha lista, como arqueologia e geologia. Achei muito interessante e gostei bastante da palestra”, relatou.

 

 

Publicidade

 

 

Como funciona o teste?

Durante a programação, os estudantes responderam a um questionário elaborado com base na teoria do psicólogo norte-americano John Holland, referência na área de orientação vocacional. A ferramenta auxilia na identificação de interesses e características pessoais que podem estar relacionadas a diferentes áreas profissionais.

Publicidade

“São perguntas que o adolescente responde sobre aquilo de que gosta. No final, classificamos o resultado em seis perfis. O objetivo é mostrar onde está o interesse dele para que, a partir disso, possa escolher uma profissão”, explicou o psicólogo Wagner Costa.

As próximas aplicações do Teste Vocacional ocorrerão no dia 25 de junho, no CEM Professor Camilo Dias, a partir das 14h30, e no dia 30 de junho, no CEM Senador Hélio Campos, às 9h30 e às 16h.

Sobre o Inovem

Publicidade

O Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima, atua com ações voltadas à educação financeira, empreendedorismo, inovação e orientação profissional para estudantes e a população em geral.

Entre as iniciativas estão projetos como o Teste Vocacional, que auxilia jovens na escolha da carreira, além de atividades de capacitação e estímulo ao desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho.

O programa já realizou atendimentos em todo o estado, com foco na formação e no autoconhecimento dos estudantes da rede pública.

Publicidade

 

Texto: Monica Gizele 

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Publicidade

O post FUTURO ACADÊMICO
Iniciativa da ALERR ajuda estudantes a escolher a carreira profissional
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Continue Lendo

Roraima

VALORIZAÇÃO DO ESPORTE ALERR declara a Associação Novo Basquete de Roraima de utilidade pública

Publicado

em

valorizacao-do-esporte-alerr-declara-a-associacao-novo-basquete-de-roraima-de-utilidade-publica

Durante a sessão desta terça-feira (23) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), a Associação Novo Basquete de Roraima (NBR) foi declarada de utilidade pública por meio da aprovação do decreto legislativo de nº 11/26. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual, Renato Silva (Podemos).

A associação funciona no bairro Caranã e é responsável por promover e difundir o basquete por meio de eventos esportivos e recreativos. O clube não cobra mensalidade dos atletas, buscando reduzir barreiras econômicas, e proporcionar oportunidades de desenvolvimento esportivo e pessoal para jovens que, muitas vezes, não teriam acesso a treinamento especializado.

Segundo o deputado Renato Silva, a NBR busca incentivar um estilo de vida mais saudável, contribuindo para a prevenção do sedentarismo e para o fortalecimento dos laços sociais por meio da prática esportiva.

“A associação contribui de forma significativa para a sociedade roraimense, não apenas pela prática do esporte e lazer, mas, sobretudo, por sua função social de promover a cidadania, a união e a responsabilidade coletiva”, justifica Silva.

O projeto de decreto legislativo foi aprovado de forma simbólica pelo plenário.

Publicidade

Texto: Bruna Gomes

Foto: Alfredo Maia / Arquivo NBR

SupCom ALERR

O post VALORIZAÇÃO DO ESPORTE
ALERR declara a Associação Novo Basquete de Roraima de utilidade pública
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tendência