Conecte-se Conosco

Roraima

Prêmio Gestão Escolar reconhece boas práticas da rede estadual de Roraima

Publicado

em

premio-gestao-escolar-reconhece-boas-praticas-da-rede-estadual-de-roraima

Governo de Roraima premiou unidades de ensino das categorias Urbana, Rural e Indígena por iniciativas voltadas à melhoria da aprendizagem e ao fortalecimento da comunidade escolar

O Governo de Roraima premiou na noite dessa terça-feira (23) as escolas estaduais que se destacaram pela excelência na gestão escolar durante a cerimônia de entrega do Prêmio Estadual de Gestão Escolar Professora Maria Odete Calheiros Pena – Edição 2025.

O evento reuniu gestores, professores, estudantes e autoridades no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e reconheceu experiências exitosas desenvolvidas nas unidades de ensino da rede estadual e contemplou as categorias Urbana, Rural e Indígena.

Criado pelo Governo de Roraima em 2020, o prêmio valoriza práticas inovadoras de gestão escolar que contribuem para a melhoria da aprendizagem, o fortalecimento da participação da comunidade escolar e a promoção de uma educação pública de qualidade.

Publicidade

A secretária de Educação e Desporto, Ana Célia Paz, destacou que a iniciativa representa o reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais da educação.

“Este prêmio valoriza a educação de qualidade feita com a comunidade escolar e reconhece o trabalho inovador das escolas públicas e de uma equipe totalmente engajada. Lidero e reconheço meus colegas nesse processo”, declarou.

Vencedores

Na categoria Indígena, a Escola Estadual Indígena Riachuelo, da comunidade Sucuba, em Alto Alegre, conquistou o primeiro lugar. A Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva, da comunidade Campo Alegre, em Boa Vista Rural, ficou com a segunda colocação, e a Escola Estadual Indígena Tuxaua Cícero da Silva Pereira, da comunidade Moskow, em Bonfim, recebeu o terceiro lugar.

O gestor da Escola Riachuelo, Disney de Araújo, destacou o trabalho realizado pela equipe escolar. “É o resultado de um trabalho que a gente vem fazendo desde 2023. E não foi fácil. Aceitei o desafio de estar na gestão pela primeira vez e enfrentamos muitas dificuldades. Mas foi a nossa equipe que tornou esse caminho gratificante”, disse.

Publicidade

Na categoria Rural, a vencedora foi a Escola Estadual Sebastião Félix Correa, localizada na Vila Novo Horizonte, em Mucajaí. A Escola de Tempo Integral Professora Genira Brito Rodrigues, da Vila Félix Pinto, em Cantá, conquistou a segunda colocação, enquanto a Escola Estadual Raimundo Carlos Mesquita, da Vila Serra Grande II, também em Cantá, ficou com o terceiro lugar.

A gestora da unidade de Mucajaí, Valdenice da Silva, ressaltou a importância do reconhecimento. “A classificação já era uma vitória, mas o prêmio superou tudo. Esse reconhecimento é mérito dos professores, que conduzem nossos projetos culturais e sociais”, afirmou.

Na categoria Urbana, o primeiro lugar ficou com o Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos, de Boa Vista. O Colégio Estadual Militarizado Professora Maria Nilce Macedo Brandão, também da capital, conquistou a segunda colocação, e a Escola Estadual Ana Libória recebeu o terceiro lugar.

A gestora pedagógica do Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos, Lourdete Ribeiro, celebrou a conquista. “É muita emoção porque o trabalho é árduo, mas muito prazeroso porque fazer a educação é muito importante”, declarou emocionada.

A coordenadora do prêmio, Maria Nilda Araújo Lima, destacou o rigor do processo de avaliação das escolas participantes. “Tivemos escolas que nos surpreenderam com trabalhos maravilhosos. As avaliadoras foram muito criteriosas. Fomos até as escolas conferir na prática se o que estava no papel realmente aconteceu”, ressaltou.

Publicidade

O post Prêmio Gestão Escolar reconhece boas práticas da rede estadual de Roraima apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.

Repórter do NEWS Roraima, com foco em política, cotidiano e direitos sociais. Acompanha de perto os fatos que moldam a realidade local. Busca sempre o relato humano por trás das notícias. Informação com agilidade e credibilidade.

Roraima

Lateral roraimense Kayo Souza abraça projeto do Geka 73 e abre mão de propostas para seguir no futebol eslovaco

Publicado

em

lateral-roraimense-kayo-souza-abraca-projeto-do-geka-73-e-abre-mao-de-propostas-para-seguir-no-futebol-eslovaco

Desde o final de fevereiro atuando no futebol europeu, o lateral-esquerdo roraimense Kayo Souza, 29, conhecido da torcida do Mundão, Náutico e Sampaio, segue no plantel do Geka 73, que atua na quarta divisão do futebol eslovaco, e mesmo após reformulação no plantel, o atleta brasileiro segue nos planos da nova comissão técnica.

O jogador Kayo Souza chegou ao Brasil no dia 29 de maio e retornará para o Velho Continente, no dia 29 de julho, para início de trabalhos de pré-temporada.

“Não pretendo voltar para o Brasil agora, estou levando minha família agora, não penso em voltar no momento, a meta é jogar uma elite nacional na Eslováquia, ou quem sabe outros países como Polônia, Áustria, Geórgia ou Finlândia, atuando por mais anos”, disse o lateral-esquerdo Kayo Souza.

Crédito: ASCOM

Em Boa Vista de férias, Kayo Souza não deixou de desejar uma boa sorte aos ex-colegas de trabalho dos tempos de São Raimundo, o seu clube formador e que vive semana decisiva na Série D do Campeonato Brasileiro. Pelo Mundão do Operário, o jogador foi tetra campeão roraimense e colecionou amigos. E mesmo de longe, o jogador vem na torcida pelo Alviceleste, que após empate em 1 a 1 com os porto-velhenses, vai decidir o tudo ou nada na casa do adversário.

“Passo aqui para desejar uma boa sorte e que eles possam se entregar ao máximo, do começo ao fim do jogo, para que quando o árbitro apitar no fim do jogo, eles saiam orgulhosos do que fizeram lá dentro, que cada um é uma peça importante dessa engrenagem, e que continuem fazendo história por esse clube”, disse o lateral Kaio.

Publicidade
Continue Lendo

Roraima

Profissionais de psicologia e direito são homenageados na ALERR

Publicado

em

profissionais-de-psicologia-e-direito-sao-homenageados-na-alerr

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou na última quarta-feira (24) uma cerimônia de homenagem, concedendo a Comenda Orgulho de Roraima a 49 profissionais das áreas de psicologia e direito. A honraria, aprovada por meio de decretos legislativos, reconhece a importância desses profissionais para o estado, com destaque para aqueles que atuam na Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Procuradoria-Geral da ALERR e no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), além de psicólogos roraimenses.

A deputada Angela Águida Portella ressaltou a relevância da atuação dos homenageados, especialmente aqueles envolvidos no combate à violência contra a mulher. Ela destacou que essa dedicação transcende a esfera processual, representando um compromisso contínuo com a defesa da vida, dignidade e cidadania feminina.

Portella enfatizou o papel crucial do Judiciário na manutenção da paz social e na proteção dos direitos, fortalecendo a confiança da população nas instituições democráticas. Paralelamente, sublinhou a importância vital dos psicólogos na promoção da saúde mental, inclusão social e garantia da dignidade humana.

“É uma alegria imensa, uma satisfação compartilhar um momento bonito e importante. Estou fazendo uma fala sobre o direito e a psicologia, porque é com alegria que homenageamos esses excelentes profissionais. É com essa honraria que agradecemos e homenageamos a importância de vocês para a sociedade. Nos reunimos, portanto, para reconhecer quem atua na defesa da justiça, da dignidade humana, dos direitos fundamentais e do bem-estar da população”, declarou a parlamentar.

O deputado Dr. Claudio Cirurgião também enalteceu os profissionais da psicologia, descrevendo-os como essenciais para o cuidado com a saúde mental da população. Ele mencionou a capacidade desses profissionais em acolher o sofrimento sem julgamentos, auxiliar na ressignificação de traumas e na mediação de conflitos.

Publicidade

“Cuidar da mente é salvar vidas. Precisamos, no entanto, de cuidados especiais e respeito a esses profissionais, com ações públicas que valorizem a psicologia, combatendo o preconceito que cerca a profissão e reconhecendo que o investimento nesses profissionais reduz o impacto do adoecimento na saúde pública, na economia e na estruturação das famílias”, avaliou Cirurgião.

Dentre os 49 agraciados, 39 são psicólogos. A psicóloga Geórgia Moura, ao receber a comenda, compartilhou sua satisfação e senso de responsabilidade. “Há muitos anos atuo nessa profissão que me escolheu com amor, verdade e muita entrega. Cuidar da saúde mental dos meus pacientes me deixa realizada. A cada progresso, vejo que eles têm melhor qualidade de vida. A partir do momento em que somos reconhecidas pelo nosso trabalho, o coração fica alegre e grato. É uma honraria que nos faz enxergar que estamos no caminho certo e significa a busca por mais responsabilidade. Minha gratidão à Casa Legislativa que aprovou essa homenagem”, afirmou.

O promotor de Justiça Hevandro Cerutti, agraciado pela sua atuação na Defesa da Mulher, reforçou o compromisso dos servidores públicos em servir à população. Ele destacou a sobrecarga nos juizados especializados em violência doméstica, mencionando que cada um lida com cerca de 3 mil processos. Cerutti apontou a necessidade de um quarto juizado para atender à demanda crescente.

“Fico gratificado pelo reconhecimento, e essa comenda não é apenas um reconhecimento, mas um incentivo para continuarmos nossa jornada”, declarou Cerutti.

O procurador da ALERR, Walker Sales Silva Jacinto, também expressou gratidão, ressaltando que a estrutura fornecida pela Casa Legislativa foi fundamental para o fortalecimento da procuradoria. Ele antecipou a realização de um concurso público, visando aprimorar ainda mais a capacidade técnica e a representação da população.

Publicidade
Continue Lendo

Roraima

Mercado de trabalho formal cresce 2,6%; serviço público puxa alta

Publicado

em

mercado-de-trabalho-formal-cresce-2,6%;-servico-publico-puxa-alta

O mercado de trabalho formal brasileiro registrou crescimento de 3,6% em um ano e alcançou 62,2 milhões de vínculos ativos em fevereiro de 2026, segundo dados da nova Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Mensalizada, divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O avanço foi impulsionado principalmente pelo aumento do número de servidores públicos, que superou o ritmo de expansão dos empregos com carteira assinada.

O total representa acréscimo de 2,17 milhões de vínculos em relação a fevereiro de 2025. Do estoque registrado, 48 milhões eram trabalhadores celetistas e 13,8 milhões correspondiam a agentes públicos, incluindo servidores estatutários, contratados por tempo determinado e ocupantes de cargos em comissão.

Confira os destaques:

  • 62,2 milhões de vínculos formais em fevereiro de 2026;
  • +2,17 milhões de postos em 12 meses;
  • 13,8 milhões de agentes públicos;
  • 48 milhões de trabalhadores celetistas;
  • 3,6% de crescimento anual do emprego formal.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Setor público avança

Os vínculos no setor público cresceram 8,6% na comparação anual, com a criação de 1,09 milhão de postos. Já os trabalhadores com carteira assinada tiveram expansão de 2,2%, com aumento de 1,04 milhão de vínculos.

Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, o mercado formal ganhou 1,39 milhão de trabalhadores. O destaque novamente ficou com os agentes públicos, que avançaram 7,81% no período, passando de 12,8 milhões para 13,8 milhões de vínculos.

Publicidade

Segundo o levantamento, cerca de 886,9 mil das novas contratações públicas registradas no início do ano foram por tempo determinado.

Alta no início do ano

O resultado também está relacionado ao comportamento sazonal do mercado de trabalho nos primeiros meses do ano, período em que alguns setores retomam contratações após férias coletivas e recesso.

Apesar do crescimento dos vínculos formais, o avanço dos empregos privados ocorreu em ritmo mais moderado. O número de celetistas passou de 47,6 milhões em dezembro para 48 milhões em fevereiro, alta de 0,81%.

Diferenças regionais

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram os maiores crescimentos proporcionais no período.

  • Norte: alta de 4,16%;
  • Nordeste: crescimento de 3,27%;
  • Centro-Oeste: avanço de 2,70%.

Considerando o crescimento absoluto do número de empregos formais, Minhas Gerais e São Paulo se destacam com 271,2 mil e 148,5 mil novos vínculos, respectivamente. 

Mulheres ganham espaço

A participação feminina no emprego formal aumentou no período. O número de vínculos ocupados por mulheres chegou a 28,6 milhões em fevereiro, alta de 4,7% em relação ao ano anterior.

Publicidade

Entre os homens, o crescimento foi de 2,7%, alcançando 33,5 milhões de vínculos. Com isso, a participação das mulheres no mercado formal passou de 45,6% para 46,1%.

O levantamento também apontou crescimento mais forte entre trabalhadores indígenas, pretos e pardos, além de avanço expressivo entre jovens de 18 a 24 anos, que tiveram aumento de 1,21 milhão de vínculos em 12 meses.

Dados salariais

A massa salarial mensal passou de R$ 235,7 bilhões em janeiro de 2025 para R$ 240,7 bilhões em dezembro do mesmo ano, alta de 2,1%. A massa salarial engloba a soma de todos os rendimentos recebidos pelos trabalhadores em um determinado período.

A remuneração média mensal chegou a R$ 4.369 em dezembro de 2025, contra R$ 4.208,6 em fevereiro, aumento de 3,8%.

O setor de serviços concentrou a maior parcela da massa salarial, com cerca de R$ 155 bilhões no último mês analisado.

Publicidade

Governo revisa registros

O Ministério do Trabalho informou que identificou inconsistências nos dados de remuneração enviados pelos empregadores. Embora o número de vínculos formais tenha crescido de 60 milhões para 62,2 milhões em um ano, a quantidade de registros com remuneração válida caiu de 55,26 milhões para 53,53 milhões.

Diante das divergências, o governo decidiu divulgar os dados salariais apenas até dezembro de 2025 e aprofundar a análise das informações antes das próximas atualizações da Rais Mensalizada.

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tendência