Conecte-se Conosco

Boa Vista

Em balanço de 2025, PRF informa que 78% do ouro apreendido no Brasil foi em Roraima

Publicado

em

em-balanco-de-2025,-prf-informa-que-78%-do-ouro-apreendido-no-brasil-foi-em-roraima

APolícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima divulga os dados operacionais de 2025, destacando avanços significativos no combate ao crime e na fiscalização de trânsito. O estado registrou as maiores apreensões de ouro do país realizadas pela instituição, sendo responsável por quase 80% do total nacional no ano.

Além do combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, a PRF registrou aumento de 31% nas fiscalizações de veículos e 55% em pessoas, além de redução de 6,6% no número de mortes nas rodovias federais que cruzam o estado.

Operações Nacionais e Regionais

Além do serviço operacional regular das equipes ordinárias no atendimento diário às demandas da sociedade, a PRF desenvolveu ao longo do ano diversas operações próprias e conjuntas em parceria com outras instituições, focando no combate aos crimes ambientais, na promoção dos direitos humanos e manutenção da segurança viária.

Destacam-se as seguintes operações nacionais de segurança viária: a operação Rodovida, que contempla festas de final de ano e Carnaval; operações de feriados nacionais como Semana Santa, Independência e Finados; Operação Nacional de Segurança Viária (março a dezembro); Operação Domiduca com foco no combate a exploração sexual infantil e operações contra crimes ambientais.

Publicidade

Também foram realizadas operações específicas do Estado no atendimento a festejos tradicionais em cidades às margens das BRs, como Op. Expoferr (Boa Vista), Op. Festa do Abacaxi (Cantá), Op. Paixão de Cristo (Mucajaí), Op. Festejos de Bonfim, e operação de fiscalização ao excesso de peso, Op. Excessus Pondus.

Segurança Viária

Houve um aumento significativo na presença policial nas estradas. As fiscalizações de veículos cresceram 31% (29 mil) e a de pessoas 55% (45 mil), refletindo diretamente na preservação de vidas.

Quase 22 mil condutores realizaram o teste de etilômetro para detecção de álcool e 810 condutores foram multados, sendo 86 por constatação após a realização do teste e 724 por recusa em realizar o teste. Ao todo, 54 condutores foram presos por embriaguez ao volante. Dirigir sob efeito de álcool foi a principal causa de acidentes nas rodovias federais do estado em 2025.

Principais Infrações de Trânsito registradas em Roraima

A PRF registrou mais de 26 mil infrações em 2025, um aumento de 23% comparado a 2024 com quase 21 mil infrações registradas. O licenciamento atrasado e o excesso de velocidade lideram o ranking de autuações no estado.

1. Licenciamento atrasado: 2.797 veículos​;
2. Transitar em velocidade superior à máxima permitida: 2.500 veículos;
3. Dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC​: 1687 condutores;
4. Conduzir o veículo com sistema de iluminação alterado: 1.176 veículos;
5. Conduzir o veículo com lâmpadas queimadas: 1060 veículos;​
6. Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança: 1.454 veículos; ​
7. Condutor ou passageiros sem usar o cinto segurança: 608 autuações;
8. Recusa em realizar o teste de etilômetro: 724;
9. Dirigir veículo com a CNH vencida: 528 condutores;
10. Dirigir sob efeito de álcool: 86.

Publicidade

Durante as rondas policiais, a PRF prestou auxílio a mais de 240 usuários que necessitavam de ajuda nas rodovias por problemas veiculares diversos, como panes mecânicas, elétricas, pneus furados, sendo muitas das vezes em lugares ermos e a noite. Foram retirados cerca de 70 animais mortos das rodovias e mais de 200 animais vivos que poderiam causar acidentes.

Foram fiscalizados mais de 13 mil veículos de cargas e mais de 2 mil toneladas de excesso de peso foram flagradas. Foram abordados 470 ônibus com foco no combate ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho, prisão de foragidos da justiça e também para orientações de viagem segura direcionadas aos passageiros.

Sinistralidade nas Rodovias Federais de Roraima em 2024

Apesar do leve aumento de 5% no número total de sinistros (142 ocorrências), a gravidade das colisões diminuiu. Houve redução de 20% no número de feridos (193) e de 6,6% no número de mortos, sendo contabilizados 28 óbitos em 2025 contra 30 em 2024. Os acidentes fatais também reduziram em 17% comparado a 2024.

Em Roraima, a BR 174 segue liderando a estatística de sinistros com 81 ocorrências (57%) seguido da BR 401 (24%) e BR 432 (16%). O município de Boa Vista concentra 34% dos sinistros, seguido do município do Cantá (22%), Bonfim (14%) e Rorainópolis (12%).

O balanço aponta que a maioria dos sinistros ocorre aos finais de semana (46%) e tem como principais causas o fator humano, embriaguez ao volante (15), ausência de reação (13), reação tardia do condutor (9) e falhas mecânicas ou elétricas (11).

Publicidade

Quanto a via, 74%% dos sinistros ocorreram em retas, durante o dia (62%) e em pista seca (80%). A saída de pista lidera com 16%, seguido de colisão traseira (12,6%) e colisão frontal (12%). Atropelamento, representa 8%.

Quanto ao tipo de veículo, os automóveis como carros, caminhonetes, são os principais envolvidos nos sinistros, seguidos de motocicletas e caminhão.

Ações de Direitos Humanos e Educação para o Trânsito

Na área de Direitos Humanos, diversas operações conjuntas em parceria com demais órgãos de Segurança Pública e da Justiça, levam dignidade e direitos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, exploração sexual ou submetidas a trabalhos análogos ao Trabalho Escravo.

Em destaque se encontra o Projeto Mapear e Domiduca, de iniciativa da PRF, que combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em estabelecimentos comerciais, postos de gasolinas, e outros, às margens das Brs.

Foram realizadas 30 palestras em escolas, faculdades, empresas, orientações em ônibus interestaduais, além da participação em 39 atividades presenciais com o público, totalizando mais de 20 mil pessoas alcançadas em atividades de educação para o trânsito.

Publicidade

Enfrentamento à Criminalidade

No balanço criminal, destacam-se a apreensão de 3 fuzis e outras 21 armas de fogo, 1390 munições, recuperação de 80 veículos roubados ou adulterados, aumento de 100% na captura de foragidos da justiça (60 prisões), prisão de 581 pessoas por crimes diversos e apreensão de 12 kg de cocaína.

Combate aos Crimes Ambientais

No enfrentamento aos crimes ambientais, desde fevereiro de 2023 ocorre no estado uma grande operação conjunta, coordenada pela Casa de Governo, para a retirada de invasores da Terra Indígena Yanomami, que atuam no garimpo ilegal.

Diversos órgãos, como Polícia Federal, PRF, Força Nacional, Forças Armadas, atuam no combate ao garimpo ilegal, tráfico de armas e drogas, além de levar segurança, auxílio alimentar e atendimentos de saúde as comunidades indígenas da região.

A PRF tem atuado, principalmente em conjunto com o IBAMA, nas regiões de garimpos, vilas e propriedades rurais que são usadas como base de apoio logístico para o garimpo, e também nas rodovias de acesso aos garimpos.

Apreensões contra o garimpo ilegal

Em 2025 a PRF em Roraima realizou a maior apreensão de ouro da história da instituição, 103 kg, seguida de outra grande apreensão de 37 kg e outras de 11 kg e 10 kg, totalizando no ano, 164,7 kg de ouro apreendido, o que representa 78% das apreensões de ouro no país pela PRF, que foi de 210 kg.

Publicidade

Ainda no enfrentamento ao garimpo ilegal, 2660 veículos e 4 mil pessoas foram fiscalizadas. Foram apreendidas 12,7 toneladas de cassiterita, 20 mil de combustível, 20 toneladas de agrotóxicos e 04 aeronaves. 547 pessoas foram detidas, 21 veículos recuperados, 410 m³ de madeira irregular e 1360 munições apreendidas.

O post Em balanço de 2025, PRF informa que 78% do ouro apreendido no Brasil foi em Roraima apareceu primeiro em Roraima 1.

Repórter do NEWS Roraima, com foco em política, cotidiano e direitos sociais. Acompanha de perto os fatos que moldam a realidade local. Busca sempre o relato humano por trás das notícias. Informação com agilidade e credibilidade.

Boa Vista

Yanomami recebem autorização para retomada do ecoturismo no Pico da Neblina

Publicado

em

yanomami-recebem-autorizacao-para-retomada-do-ecoturismo-no-pico-da-neblina

As organizações indígenas Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA) e Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK) receberam autorização para executar o Plano de Visitação do projeto Yaripo – Ecoturismo Yanomami, iniciativa que promove o turismo de base comunitária no Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil.

O projeto prevê atividades de ecoturismo na modalidade montanhismo na montanha sagrada dos Yanomami, conhecida como Yaripo. A visitação ocorrerá exclusivamente nas áreas autorizadas pelas comunidades indígenas e seguirá as diretrizes previstas no plano aprovado para os próximos três anos.

Construído pelas próprias organizações Yanomami, o plano tem como foco a geração de renda sustentável, a valorização da cultura indígena, a proteção do território e o fortalecimento da autonomia comunitária. A proposta envolve diretamente 13 comunidades da Terra Indígena Yanomami localizadas na região de Maturacá, no Amazonas.

A operação turística parte da comunidade de Maturacá e percorre uma trilha pela floresta amazônica até o cume do Pico da Neblina, a 2.995 metros de altitude. Além da experiência de montanhismo, a iniciativa busca proporcionar aos visitantes uma vivência respeitosa da cultura e dos conhecimentos tradicionais Yanomami.

Publicidade

Segundo as entidades responsáveis, o projeto foi estruturado para que os benefícios econômicos sejam compartilhados entre as comunidades envolvidas. Além da contratação de indígenas para atuar na operação das expedições, a proposta prevê a repartição coletiva dos recursos obtidos com a atividade turística.

Outro objetivo é fortalecer a presença das comunidades em uma região historicamente pressionada pelo garimpo ilegal. A ocupação permanente da trilha de acesso ao Pico da Neblina e dos pontos de apoio utilizados nas expedições contribui para ampliar o monitoramento do território e dificultar a ação de invasores.

A autorização foi concedida dentro das regras estabelecidas para áreas que reúnem simultaneamente Terras Indígenas e Unidades de Conservação federais. O processo contou com análise técnica de representantes indígenas e dos órgãos responsáveis pela gestão ambiental e territorial.

O plano também estabelece salvaguardas para garantir a preservação ambiental e o respeito às comunidades. A coleta de espécies da fauna, da flora e de recursos minerais é proibida, assim como pesquisas envolvendo conhecimentos tradicionais sem autorização específica. Fotografias, filmagens e gravações dependerão da autorização dos indígenas.

Considerado um dos principais exemplos de turismo de base comunitária em territórios indígenas no país, o projeto Yaripo busca conciliar geração de renda, conservação ambiental e valorização cultural, tendo as próprias comunidades Yanomami como responsáveis pela gestão e condução da atividade turística.

Publicidade

O post Yanomami recebem autorização para retomada do ecoturismo no Pico da Neblina apareceu primeiro em Roraima 1.

Continue Lendo

Boa Vista

Marília Tavares lança segundo EP do projeto “Marília 2.0” com participação de Mariana Fagundes

Publicado

em

marilia-tavares-lanca-segundo-ep-do-projeto-“marilia-2.0”-com-participacao-de-mariana-fagundes

A cantora roraimense Marília Tavares anunciou o lançamento do EP 02 do projeto “Marília 2.0”, que estará disponível em todas as plataformas digitais a partir das 21h do dia 24 de junho. Os videoclipes das faixas serão divulgados no YouTube no dia seguinte, 25 de junho, às 11h.

O novo trabalho marca a continuidade do projeto iniciado neste ano e reforça a proposta artística apresentada no primeiro EP, que evidenciou uma fase de amadurecimento musical e maior conexão emocional com o público.

Com sete faixas, o EP reúne canções que transitam entre o sertanejo romântico e a sofrência, abordando temas como amor, despedidas, saudade e superação. A cantora aposta em interpretações intensas e repertório voltado para histórias que dialogam com experiências vividas pelos fãs.

O principal destaque desta segunda etapa é a música “Meu Tchau é Uma Vez Só”, gravada em parceria com a cantora Mariana Fagundes. A colaboração inédita reúne duas vozes femininas do sertanejo e promete ser uma das apostas do projeto.

Publicidade

Segundo a equipe da artista, o projeto “Marília 2.0” representa uma evolução na trajetória da cantora, consolidando uma identidade musical mais autêntica e alinhada ao momento atual de sua carreira.

Com crescimento constante nas plataformas de streaming e presença cada vez mais forte no cenário sertanejo nacional, Marília Tavares segue ampliando seu alcance e se firmando como um dos nomes em ascensão da nova geração do gênero.

O EP 02 conta com as faixas “Meu Tchau é Uma Vez Só”, com participação de Mariana Fagundes, “Saudade Diferente”, “Pouca Roupa”, “Sem Explicação”, “Um em Um Milhão / Bom Substituto”, “Dois Corações e Uma História” e “4 da Manhã”.

O lançamento nas plataformas digitais ocorre no dia 24 de junho, às 21h. Já os vídeos das músicas serão disponibilizados no canal oficial da cantora no YouTube em 25 de junho, a partir das 11h.

O post Marília Tavares lança segundo EP do projeto “Marília 2.0” com participação de Mariana Fagundes apareceu primeiro em Roraima 1.

Publicidade
Continue Lendo

Boa Vista

Eleitores devem ficar atentos a mudanças de locais de votação na eleição suplementar em Roraima; veja lista

Publicado

em

eleitores-devem-ficar-atentos-a-mudancas-de-locais-de-votacao-na-eleicao-suplementar-em-roraima;-veja-lista

Os eleitores de Roraima devem redobrar a atenção antes de sair de casa para votar na eleição suplementar deste domingo (21). O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) promoveu mudanças em diversos locais de votação na capital e no interior do estado, afetando dezenas de seções eleitorais.

As alterações abrangem as zonas eleitorais de Boa Vista, Alto Alegre, Cantá, Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Mucajaí, Uiramutã, Bonfim e Normandia. O objetivo é garantir melhores condições de funcionamento das seções durante o pleito.

Em Boa Vista, as mudanças concentram-se principalmente nas 1ª e 5ª Zonas Eleitorais, com transferência de seções para escolas, universidades e outras unidades de ensino.

Boa Vista – 1ª Zona Eleitoral

Funcionava antes Passa a funcionar
Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual UERR – Universidade Estadual de Roraima
Centro Municipal Integrado de Educação Especial Escola Ayrton Senna
ETSUS Escola Frei Arthur Agostini
Escola Francisco de Souza Bríglia Escola Carlos Drummond de Andrade
Escola Girassol Escola Maria Francisca da Silva Lemos
Escola Osvaldo Cruz UERR – Universidade Estadual de Roraima
Escola Aldo Torreias do Nascimento Escola Militarizada Maria Nilce Macedo Brandão
Escola Antônio Aírton de Oliveira Dias Escola Vitória Mota Cruz
Escola Danúbia Carvalho de Oliveira Escola Francisca Élzika de Souza Coêlho
Escola Isete Evangelista Albuquerque Escola Carmem Eugênia Macagi
Escola Jânio da Silva Quadros Escola Presidente Tancredo Neves
Escola José Arnóbio da Silva Escola Militarizada Maria Nilce Macedo Brandão
Escola Lídia Coelho Tavares Escola Delacir de Melo Lima
Núcleo de Creches Centenário Escola Delacir de Melo Lima

Boa Vista – 5ª Zona Eleitoral

Funcionava antes Passa a funcionar
Centro de Difusão Tecnológica Girassóis Escola Professor Fridman de Cunha Nascimento
Escola Professora Elza Breves de Carvalho IFRR – Campus Zona Oeste
Escola Antônia Fernandes Cutrim Escola Juslany de Souza Flores
Escola Áurea de Holanda Lima Escola Hilda Franco de Souza
Escola Dr. Sílvio Leite Escola Voltaire Pinto Ribeiro
Escola Maria do Perpétuo Socorro Brandão Escola Raimundo Eloy Gomes
Escola Pedro Ferreira Monteiro Escola Raimundo Eloy Gomes
Escola Valderleide Baraúna Brandão Escola Hilda Franco de Souza
IFRR – Campus Zona Oeste Escola Raimundo Eloy Gomes
Núcleo de Creches Alvorada Escola Rujane Severiano dos Santos
Núcleo de Creches Bela Vista Escola Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena
Núcleo de Creches Equatorial Escola Vovó Eurides
Núcleo de Creches Equatorial II Colégio Militarizado Conceição da Costa e Silva

Interior

Município Funcionava antes Passa a funcionar
Cantá Escola Waldisa Acácio de Souza Meira Escola Otília Sousa Pinto
Alto Alegre Escola Rui Barbosa Escola Profª Elda Farias Rodrigues
Alto Alegre Escola Tropical Posto de Saúde Elmar Marcelo Craveiro Holanda
Caroebe Creche Municipal Francisco das Chagas Escola Maria Quevedo
Caroebe Escola Clóvis Nova da Costa Escola Miriam Alves Ferreira
São João da Baliza Creche Municipal Casinha Feliz Escola Francisco Ricardo de Macedo
São João da Baliza Escola Darcy Pedroso da Silva Escola Henrique Dias
São Luiz do Anauá Escola Hélio Campos Creche Municipal Semeando o Saber
Mucajaí Escola Padre José Monticone Escola Irmã Leonildes Dal Pos
Uiramutã Escola Indígena Tuxaua Cretácio Igreja Indígena Coração do Mundo
Uiramutã Escola Indígena Ko’ko Aguida Kasa-Wai Escola Indígena Cícero Canuto de Lima
Bonfim Escola Indígena Tuxaua Artênio Escola Indígena Tuxaua Pedro Terêncio
Bonfim Escola Sala Anexa do Tucano Escola Indígena Dr. Eduardo Ribeiro
Bonfim Escola Hélia Martins Escola Feliciana Dias Carneiro
Normandia Escola Indígena Índio Prurumã Escola Indígena Índio Mauro

O TRE-RR orienta que os eleitores consultem previamente o local de votação por meio do aplicativo e-Título ou dos canais oficiais da Justiça Eleitoral para evitar deslocamentos desnecessários e garantir que consigam votar dentro do horário previsto, das 8h às 17h. As alterações atingem seções eleitorais distribuídas em dez municípios do estado.

Publicidade

O post Eleitores devem ficar atentos a mudanças de locais de votação na eleição suplementar em Roraima; veja lista apareceu primeiro em Roraima 1.

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tendência