Roraima
Faperr prorroga inscrições para terceira edição do Programa Centelha Roraima
A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) prorrogou as inscrições para a terceira edição do Programa Centelha até o dia 6 de janeiro de 2026. A prorrogação amplia as oportunidades para que empreendedores roraimenses transformem ideias inovadoras em negócios de sucesso.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Faperr, onde também está disponível o edital completo.
O Programa Centelha é uma iniciativa do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a Finep, o CNPq, o Confap e a Fundação CERTI. Em Roraima, o programa é executado pela Faperr com coexecução do Sebrae/RR.
O Centelha tem a finalidade de estimular a criação de empreendimentos inovadores fortalecendo a cultura do empreendedorismo e da inovação em todo o país. O programa promove a integração entre os atores do ecossistema de inovação, conectando universidades, empresas e governo.
O diretor técnico da Faperr, Wender Silva, reforça a relevância do programa para o desenvolvimento do estado:
“O programa vem para fomentar ideias inovadoras. Se você tem uma ideia e precisa de fomento para tirar do papel, não perca tempo, prorrogamos as inscrições até janeiro para transformar sua ideia em negócio, venha fazer parte do Centelha 3, iniciativa que vai auxiliar na construção e no desenvolvimento tecnológico do nosso Estado”, disse.
Etapas do programa
Na primeira etapa, os candidatos devem submeter a ideia de negócio e a composição da equipe. As propostas serão avaliadas quanto ao grau de inovação, potencial de mercado e impacto regional.
Na segunda etapa, os selecionados irão desenvolver um projeto completo, com planejamento técnico e orçamento detalhado. Durante todo o processo, os participantes receberão capacitações e mentorias especializadas.
Ao final, até 20 projetos serão contemplados, cada um com R$ 80 mil em subvenção econômica, além de benefícios oferecidos por instituições parceiras. Os empreendedores também contarão com acompanhamento técnico por 12 meses, voltado à consolidação das startups no mercado.
O Programa Centelha fortalece a interação entre academia, setor produtivo e governo, contribuindo para a transformação de ideias em soluções inovadoras e sustentáveis. Em Roraima, a iniciativa é aberta a todos os cidadãos, ampliando o acesso às oportunidades no campo da inovação e do empreendedorismo.
O post Faperr prorroga inscrições para terceira edição do Programa Centelha Roraima apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.
Roraima
DEZEMBRO LARANJA Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR
Entre as normas que garantem direitos básicos ao cidadão, a Lei nº 1.195/2017, promulgada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), concede um dia de folga por ano para que as pessoas possam fazer exames preventivos de câncer de mama, colo de útero, próstata, pulmão e de pele. Neste mês, a campanha Dezembro Laranja chama a atenção para a importância do check-up preventivo.
“Com a chegada de datas como esta, é importante relembrarmos as leis que asseguram o acesso à saúde e à qualidade de vida à sociedade roraimense. A cada mês nossas ações se intensificam visando o bem-estar da população e, em dezembro, não poderia ser diferente”, destacou o presidente da ALERR, Soldado Sampaio (Republicanos).
O movimento Dezembro Laranja, criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, visa alertar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de pele. Em Roraima, devido à sua posição geográfica acima da Linha do Equador, a incidência de raios solares é maior na região, o que requer cuidados redobrados.
Conforme explica a dermatologista Tatyanne Aguillera, há dois tipos principais de câncer de pele. O melanoma é o menos comum, porém extremamente agressivo e com grande potencial de metástase. Ele se origina nas células que produzem melanina e pode começar a partir de uma pinta pré-existente ou surgir do zero.
O segundo tipo é o não-melanoma, que se divide entre os estados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. O basocelular é o mais comum e menos agressivo, podendo surgir como uma ferida que não cicatriza. O espinocelular está associado ao dano solar acumulado ao longo da vida, mas também pode surgir em cicatrizes antigas, queimaduras e feridas crônicas.
“Todos os tipos, independente da gravidade, precisam do devido tratamento que varia entre retirada da área afetada e até quimioterapia. Se a pessoa tem um sinal, mancha ou pinta, mesmo que desde a infância, e ela mudou de cor, coçou ou doeu, já é uma alerta. Precisa procurar um médico especialista”, alertou a médica.
Entre as orientações para a prevenção da doença, estão o uso de protetor solar com fator de proteção acima de 50, chapéus, óculos escuros e roupas com fator de proteção, por exemplo.
“Tudo isso ajuda a reduzir o dano crônico do sol na nossa pele. No caso do protetor solar, é necessário aplicar na quantidade certa, conforme a instrução da embalagem, e reaplicar a cada duas a três horas”, explicou Tatyanne.
A dermatologista finaliza lembrando que a prevenção deve ser constante, principalmente para quem passou pelo tratamento de câncer. “O acompanhamento continua. O paciente precisa passar pelo dermatologista pelo menos uma vez ao ano para fazer o mapeamento e o rastreamento de novas lesões”, reforçou.
A importância de buscar ajuda
A jornalista Marilena Freitas foi uma das pessoas diagnosticadas com câncer de pele. A notícia foi confirmada no início de 2024, após uma suposta espinha no rosto que não sarava acender um alerta e levá-la a buscar atendimento.
“Quando a médica examinou a ferida no meu nariz, ela disse: ‘Não se assuste, mas isso é um carcinoma. Você precisa retirar, porque se deixar, ele vai avançando e abrindo um buraco’”, relembrou.
Após a primeira cirurgia, a biópsia mostrou que ainda havia margens comprometidas, sendo necessária uma segunda intervenção.
“Ela informou que precisaria fazer a cirurgia de novo e que, se não conseguissem retirar tudo, talvez fosse preciso fazer um estrago maior no meu rosto e me encaminhar para um cirurgião plástico. Mas acabou dando tudo certo, na nova biópsia mostrou que eu estava limpa”, relatou Marilena.
Mesmo antes do diagnóstico, ela contou que já tinha o hábito de usar protetor solar diariamente. Após a descoberta do câncer, a rotina de cuidados intensificou-se ainda mais. Ela usa protetor regularmente, evita exposição desnecessária ao sol e costuma andar de sombrinha como proteção adicional.
Hoje, ela faz acompanhamento periódico e reforça a importância de buscar ajuda médica diante de qualquer sinal suspeito. “Se tem algo na pele que muda, dói, sangra ou não cicatriza, não espera. Procura um médico. Foi isso que fez toda a diferença para mim”, concluiu.
Serviços em Roraima
Em Roraima, três unidades oferecem serviços ou tratamento de câncer: a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral de Roraima (HGR), o Centro Oncológico de Roraima (Cecor) e o Hospital de Amor, que desempenha papel fundamental na identificação precoce do câncer de pele.
Conforme informou o gestor do Hospital de Amor, Fabrício de Assis, a triagem é feita diariamente e é voltada exclusivamente para casos suspeitos da doença. O procedimento começa com a equipe de enfermagem, que avalia a lesão apresentada pelo paciente.
“Nós fazemos desde o primeiro atendimento até a biópsia. E, caso o resultado confirme a doença, encaminhamos imediatamente para a Unacon, que é quem inicia o tratamento”, explicou.
O atendimento é destinado a pessoas a partir dos 18 anos, incluindo aquelas que já têm diagnóstico ou apenas suspeitam ter a doença. Somente neste ano, o Hospital de Amor já atendeu mais de 1.600 pessoas e identificou mais de 240 casos de câncer de pele, entre melanoma e carcinoma.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Alfredo Maia/ Marley Lima/SupCom-ALERR
SupCom ALERR
O post DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.
Roraima
Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior
A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) finalizou a entrega de presentes nos municípios do interior do Estado. A ação foi concluída no Uiramutã, onde foram distribuídos mais de cinco mil brinquedos, beneficiando não apenas a sede, mas também comunidades indígenas como Pedra Branca, Flexal, Água Fria e Mutum, entre outras localidades.
A ação do Projeto Brincar e Sonhar levou alegria e esperança às crianças em situação de vulnerabilidade social e contou com o apoio das prefeituras.
Também participaram da caravana do Natal Presente a Secidades (Secretaria das Cidades) e outras secretarias estaduais, além de órgãos parceiros, como a Polícia Militar de Roraima, Corpo de Bombeiros Militar, brigadistas e a Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), responsável pelo fornecimento de água em todos os pontos de entrega.
“Finalizamos as entregas de brinquedos em Uiramutã e em todos os 14 municípios do interior do Estado. Agora, seguimos para Boa Vista. Em apenas sete dias, o projeto “Natal Presente” alcançará 150 mil crianças”, disse a titular da Setrabes, Tânia Soares.
A moradora do município de Uiramutã, Edilene de Souza, mãe de 3 filhos, disse que é gratificante ver filhos ganharem os brinquedos.
“A gente entende a dificuldade do acesso aqui para o Uiramutã. Graças a Deus a estrada está melhor. Eu não tenho palavras para expressar a gratidão que é para a gente ver as crianças das comunidades tendo acesso aos brinquedos”, falou.
Em Boa Vista
A caravana do Natal Presente realizará a entrega de brinquedos em Boa Vista, nos dias 18 e 19 de dezembro. A previsão do Governo é distribuir cerca de 150 mil brinquedos em todo o Estado.
O post Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.
Roraima
Governo de Roraima entrega kits de robótica para 32 escolas estaduais e fortalece educação tecnológica no Ensino Médio
O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou nesta sexta-feira, 12, a entrega de kits de robótica educacional para 32 escolas da rede estadual, marcando mais um avanço na modernização do ensino público e na ampliação das práticas de inovação tecnológica.
Os equipamentos atenderão estudantes do Ensino Médio, com foco no desenvolvimento do pensamento computacional, programação e solução criativa de problemas. A Chefe da Divisão de Ensino Médio e Educação Profissional, Maria Irene Pereira, destaca a importância da utilização efetiva dos kits de robótica educacional nas escolas.
“Os kits de robótica oferecem uma oportunidade única para os nossos estudantes desenvolverem habilidades essenciais. É fundamental que as escolas criem estratégias para incorporar esses equipamentos em suas práticas pedagógicas e acreditamos que esses kits serão um grande aliado para os professores, permitindo que eles desenvolvam aulas mais dinâmicas e atraentes”, disse.
Os kits foram adquiridos com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação), totalizando um investimento de R$ 2,7 milhões. A aquisição faz parte de um conjunto de políticas públicas que buscam aproximar a educação estadual de práticas contemporâneas, conectadas às demandas tecnológicas.
Os kits entregues às escolas são completos, com equipamentos que permitem desde atividades básicas de iniciação à robótica até a criação de protótipos complexos, integrando física, matemática, tecnologia e criatividade.
Cada conjunto inclui placas controladoras microprocessadas, responsáveis por comandar todas as ações programadas pelos alunos; sensores de luminosidade, proximidade, umidade e som, que possibilitam aos robôs interagir com o ambiente; além de atuadores e micro-motores usados para gerar movimento e automatizar tarefas.
Os kits também contam com módulos de programação visual, que facilitam a aprendizagem mesmo para quem está iniciando nesse universo, estruturas de montagem com peças articuláveis para criação dos protótipos, cabos, adaptadores e componentes elétricos que dão suporte ao funcionamento dos projetos.
Escolas contempladas
Entre as escolas que receberam os kits estão: Colégio Estadual Militarizado (CEM) Carlos Drummond de Andrade, CEM Luiz Rittler Brito de Lucena, CEM Fernando Grangeiro de Menezes, CEM Presidente Tancredo Neves, Escola Estadual Monteiro Lobato, Escola Mário David Andreazza, Escola Ana Libória, Escola Antônio Carlos Natalino, Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) América Sarmento Ribeiro, Escola 13 de Setembro, entre outras.
A gestora Simony Miliano, da Escola Estadual Major Alcides, uma das unidades contempladas, celebrou a chegada dos kits.
“A escola recebeu os kits de robótica com grande entusiasmo e satisfação. Os kits foram imediatamente incorporados às aulas de física, onde o professor levou os alunos ao laboratório para realizar experimentos práticos e interativos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e envolvente”, relatou.
A proposta é que as escolas possam integrar diversas áreas do conhecimento, como a física, matemática, tecnologia e artes, promovendo uma aprendizagem prática, aplicada e interdisciplinar.
O post Governo de Roraima entrega kits de robótica para 32 escolas estaduais e fortalece educação tecnológica no Ensino Médio apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.
-
Boa Vista5 dias atrásMais de 45% dos roraimenses desaprovam governo de Denarium, aponta pesquisa Real Time Big Data
-
Boa Vista4 dias atrásHemoraima alerta para baixa nos estoques de sangue tipo negativo durante fim de ano
-
Roraima5 dias atrásValor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro
-
Roraima4 dias atrásORGULHO DE RORAIMA Assembleia Legislativa homenageia profissionais da fonoaudiologia de Roraima
-
Boa Vista6 dias atrásSine-RR oferta 300 vagas de emprego nesta quarta-feira (10)
-
Roraima4 dias atrásFORMAÇÃO CIDADÃ Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR
-
Boa Vista4 dias atrásCasal é indiciado por estelionato contra mãe e filho autista em Boa Vista
-
Roraima4 dias atrásGoverno de Roraima lança maior processo seletivo do ano para a Educação com 1.654 vagas



