Conecte-se Conosco

Roraima

Mulher ferida em explosão de gás no Paraviana morre 40 dias depois do acidente

Publicado

em

mulher-ferida-em-explosao-de-gas-no-paraviana-morre-40-dias-depois-do-acidente

A dona de casa Niedma Macedo, de 48 anos, morreu nesta segunda-feira 1º de dezembro, em Belo Horizonte, após 40 dias internada em estado grave. Ela foi vítima da explosão provocada por vazamento de gás que destruiu a casa onde morava com a família no bairro Paraviana, em Boa Vista, na madrugada de 17 de outubro.

Na noite do acidente, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 1h. A corporação informou que a explosão aconteceu devido ao acúmulo de gás de cozinha em ambiente fechado, que entrou em contato com uma faísca de interruptores ou tomadas. Não houve incêndio. No imóvel estavam três pessoas: Niedma, o filho adolescente e uma criança de 12 anos, que não se feriu, mas recebeu atendimento do Samu por estar em estado de choque.

Niedma sofreu queimaduras em aproximadamente 36% do corpo e o adolescente, identificado como Pedro Macedo, em cerca de 42%. Os dois foram socorridos e levados ao Hospital Geral de Roraima. Diante da gravidade das lesões, Niedma foi transferida para a capital mineira, onde permaneceu na UTI durante todo o período e passou por diversas intervenções, mas não apresentou melhora e morreu em decorrência das queimaduras.

O filho já recebeu alta e segue tratamento ambulatorial em Belo Horizonte. Niedma deixa dois filhos.

Publicidade

O post Mulher ferida em explosão de gás no Paraviana morre 40 dias depois do acidente apareceu primeiro em Roraima 1.

Repórter do NEWS Roraima, com foco em política, cotidiano e direitos sociais. Acompanha de perto os fatos que moldam a realidade local. Busca sempre o relato humano por trás das notícias. Informação com agilidade e credibilidade.

Roraima

OPORTUNIDADES CCJuv atende mais de 4.800 alunos e avança para abrir novos polos no interior do estado

Publicado

em

oportunidades-ccjuv-atende-mais-de-4.800-alunos-e-avanca-para-abrir-novos-polos-no-interior-do-estado

O sonho de se tornar jogador de futebol é o que motiva Ítalo Guilherme, de apenas nove anos de idade, a treinar toda semana no Centro de Convivência da Juventude (CCJuv). Ele faz parte dos 4.800 alunos atendidos pelo programa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) somente no ano passado.

O balanço realizado pelo Centro de Convivência da Juventude registrou que, em 2025, foram efetuadas mais de 600 novas matrículas, oito novas modalidades passaram a integrar a grade e um novo polo foi criado no município de Normandia.

A proposta em tornar o CCJuv acessível e próximo da população motivou o Poder Legislativo em estender as atividades para outras localidades. “Alegria em saber que nós, da Assembleia Legislativa de Roraima, contribuímos para que crianças, jovens e adultos tenham uma atividade, uma chance de sonhar com uma carreira no esporte, na arte, na música. E seguimos com mais projetos para 2026”, enalteceu o presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio.

Os números expressivos e o reconhecimento das famílias atendidas tornou o CCJuv referência em inclusão social, por meio de suas atividades esportivas, culturais, de lazer e de qualificação profissional.

“Hoje, o impacto social é tirar as crianças das telas e trazê-las para o esporte. É ocupar a criança com uma modalidade esportiva, ajudar tanto na saúde mental quanto no desenvolvimento da criança. Isso é muito importante, é um divisor de águas”, afirmou a diretora executiva do CCJuv, Claudimar Costa.

Publicidade

A mãe de Ítalo, Neide Rodrigues, reconhece o quanto o filho se desenvolveu após iniciar as atividades esportivas no centro, há dois anos. Ela o acompanha nos treinos de futebol e jiu-jítsu e avalia de forma positiva o desempenho do menino em casa e até mesmo na escola.

“O aprendizado para ele é muito bom. A criança aprende mais. Aqui, ele fez mais amizades; apesar de estar na escola ainda, é um meio de complementar o aprendizado e as atividades físicas”, disse Neide.

Quem também carrega o sonho de ser jogador de futebol e vê na CCJuv uma oportunidade para realizá-lo é Rodrigo Henrique, de 14 anos. Ele treina há mais de dois anos e considera o centro um espaço familiar, onde fez amigos e pode fazer o que mais gosta.

“Me sinto muito feliz com os amigos que fazem futebol comigo. Aqui é uma segunda casa pra mim. Meus pais sempre me incentivaram, minha mãe fez minha inscrição aqui”, contou o adolescente.

Cuidado integral com os participantes

Publicidade

Além das atividades esportivas, o CCJuv promoveu, ao longo de 2025, diversas ações voltadas ao lazer e ao bem-estar dos participantes, como atendimentos psicológicos e odontológicos, sessões de cinema nos polos e eventos em datas comemorativas — a exemplo da tradicional festa junina e da visita do Papai Noel em dezembro —, além de capacitações e palestras destinadas aos servidores, contribuindo para a melhoria contínua do atendimento ao público.

Modalidades oferecidas gratuitamente

Entre as atividades mais procuradas estão futebol, balé e música, mas o programa contempla opções para diferentes perfis e interesses.

Esporte: futebol, futsal, badminton, vôlei, treino funcional, ginástica rítmica, jiu-jítsu, judô, caratê, capoeira, atletismo (em alguns polos) e muay thai (em alguns polos);

Música: violão, teclado, violino e coral;

Publicidade

Dança e Movimento: balé, breakdance, k-pop, danças tradicionais e zumba;

Arte e Cultura: teatro e percussão artesanal (em algumas fases).

Apresentações que marcaram em 2025

Dois grandes espetáculos culturais foram destaque na programação do ano: “O Voo da Bailarina”, apresentado pelas alunas de balé no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), e “Árvore da Esperança”, musical de Natal que emocionou o público com sua grandiosidade.

A superintendente de Programas Especiais da ALERR, Marília Pinto, relembrou que o “Voo da Bailarina” envolveu mais de 300 participantes, com duas sessões que lotaram o auditório. Já o espetáculo “Árvore da Esperança” reuniu cerca de duas mil pessoas na plateia, contando com a participação de alunos de outras modalidades e polos do CCJuv.

Publicidade

“Foram muitas atividades, e isso despertou em cada um de nós uma motivação cada vez maior para a gente tentar avançar. Aprendemos, avançamos e, com a ajuda de todos vocês da comunicação, da equipe do cerimonial, da logística e da superintendência geral – não é uma equipe pequena – e o deputado Sampaio [presidente da ALERR], que tem conduzido de maneira magnífica. As pessoas vão ouvindo e vão nos ajudando a realizar tudo isso”, ressaltou a superintendente.

Expectativas para 2026

As metas para o novo ano no CCJuv incluem a abertura de novos polos, a realização de mais campeonatos, promoção de eventos relevantes na programação, o aprimoramento dos atendimentos e a ampliação das atividades oferecidas.

Entre as novidades previstas está o lançamento da plataforma CCJuv no site da ALERR, que reunirá todas as programações e horários, facilitando o acesso e ampliando a participação de jovens da capital e do interior, que poderão realizar as matrículas de forma on-line.

Sobre o CCJuv

Publicidade

O Centro de Convivência da Juventude faz parte da Superintendência de Programas Especiais e foi criado pela Resolução Legislativa nº 026/2021, da Assembleia Legislativa de Roraima. O programa atende crianças, jovens e adultos com atividades voltadas à cultura, lazer, música, esportes, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas.

As unidades funcionam das 8h às 13h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo Call Center 0800 006 0670.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Publicidade

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Monica Gizele

Fotos: Eduardo Andrade / Jader Souza / Nonato Sousa / Marley Lima

SupCom ALERR 

O post OPORTUNIDADES
CCJuv atende mais de 4.800 alunos e avança para abrir novos polos no interior do estado
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Publicidade
Continue Lendo

Roraima

BEM-ESTAR ANIMAL Programa da ALERR ultrapassa 12 mil atendimentos e anuncia novas ações para 2026

Publicado

em

bem-estar-animal-programa-da-alerr-ultrapassa-12-mil-atendimentos-e-anuncia-novas-acoes-para-2026

O programa do Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) consolidou, em 2025, sua atuação como política pública de proteção animal, com atendimentos gratuitos, fortalecimento da presença no interior do estado e resultados expressivos no controle populacional de cães e gatos. Para 2026, a proposta é ampliar o alcance das ações e reforçar as campanhas educativas.

Vinculado à Superintendência de Programas Especiais da ALERR, o programa foi implantado em fevereiro de 2025 e oferece castração gratuita de cães e gatos, além de atendimento veterinário básico. Um dos principais instrumentos da iniciativa é o Castramóvel, unidade itinerante que permite levar os serviços a comunidades mais distantes, ampliando o acesso da população aos procedimentos.

A iniciativa é regulamentada pela Resolução Legislativa nº 07/2024 e é presidida pelo deputado estadual Marcinho Belota (PRTB), defensor da causa animal em Roraima. Para o parlamentar, os avanços registrados ao longo de 2025 demonstram a importância de transformar a proteção animal em política pública permanente.

O deputado estadual Marcinho Belota, presidente do programa do Bem-Estar Animal, destaca o compromisso da ALERR com políticas públicas permanentes voltadas à proteção e ao cuidado com os animais

“O programa do Bem-Estar Animal foi criado para promover dignidade aos animais e apoiar quem já atua na causa. Em 2025, demos passos importantes, e em 2026 vamos ampliar ainda mais os atendimentos, fortalecendo a conscientização sobre a guarda responsável”, afirmou Marcinho Belota.

De acordo com o diretor do Programa do Bem-Estar Animal, Iullo Barreto, os resultados superaram as metas iniciais estabelecidas para o primeiro ano de funcionamento.

Publicidade

 

 

 

 

Diretor do programa do Bem-Estar Animal, Iullo Barreto apresenta o balanço de 2025, com mais de 12 mil animais atendidos entre a capital e o interior de Roraima

“Iniciamos os trabalhos no final de fevereiro e o panorama é extremamente positivo. Alcançamos mais de 12 mil animais atendidos, entre capital e interior. Desse total, quase 6 mil foram castrados e microchipados, números que demonstram o impacto direto do programa”, destacou.

Publicidade

A efetividade do programa também é reconhecida por quem atua diretamente na proteção animal. A protetora Patsy da Gama, que resgata animais desde 2014, disse que a iniciativa representa um apoio fundamental para quem dedica a vida à causa.

 

 

 

 

Publicidade
Protetora animal, Patsy da Gama ressalta a importância do programa para quem atua diretamente no resgate e cuidado de cães e gatos em situação de vulnerabilidade

“Tudo começou quando resgatei a Belinha, ainda filhote, em situação de risco. Ela chegou doente e, a partir disso, comecei a aprender sobre cuidados com animais. Ao longo dos anos, já resgatei 143 animais. A maioria foi adotada, e hoje mantenho 20 animais em casa, todos castrados”, contou.

Segundo Patsy, o programa facilita o acesso de protetores e tutores aos serviços veterinários.

“Muita gente não tem condições de pagar por uma castração. Quando soube do programa pelas redes sociais, vi o quanto ele ajuda. É um programa maravilhoso, é tudo de bom para quem luta pela causa animal”, ressaltou.

 

 

Publicidade

 

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Publicidade

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Alexsandro Carvalho/ Eduardo Andrade/Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALERR

O post BEM-ESTAR ANIMAL
Programa da ALERR ultrapassa 12 mil atendimentos e anuncia novas ações para 2026
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Publicidade
Continue Lendo

Roraima

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Inovem supera 5 mil atendimentos e fortalece educação empreendedora no estado

Publicado

em

transformacao-social-inovem-supera-5-mil-atendimentos-e-fortalece-educacao-empreendedora-no-estado

Inovem promove capacitações, educação financeira e oportunidades que fortalecem estudantes, empreendedores e a economia do estado

Criado em 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) já ultrapassou cinco mil atendimentos em menos de um ano de funcionamento. A iniciativa tem se consolidado como uma importante ferramenta de apoio a estudantes e empreendedores, contribuindo diretamente para a geração de renda, educação financeira e fortalecimento da economia local.

Por meio de projetos como o Teste Vocacional, voltado para estudantes do ensino médio, o Conexão Financeira, com foco em educação financeira, além do Inovarr, direcionado a empreendedores que desejam expandir seus negócios, e do Elas Inovam, que incentiva o empreendedorismo feminino, o Inovem vem ampliando seu alcance tanto na capital quanto no interior do estado.

A presidente do Inovem, deputada estadual Catarina Guerra (União), destaca os resultados expressivos alcançados ao longo de 2025.

Presidente do Inovem, a deputada estadual Catarina Guerra destaca os resultados alcançados pelos projetos voltados à educação vocacional, financeira e ao incentivo ao empreendedorismo em Roraima

“Tivemos a oportunidade de alcançar mais de cinco mil alunos e pessoas, que foram impactadas pelas ações do Inovem. Só o teste vocacional já foi realizado por mais de três mil estudantes, que puderam levar para casa mais clareza e definição sobre a escolha de uma profissão”, afirmou.

Publicidade

Segundo a parlamentar, o projeto Conexão Financeira também tem apresentado resultados concretos.

“É um grande desafio, mas acreditamos que, com metas e planejamento, os alunos conseguem alcançar o êxito. O Conexão Financeira esteve em mais de 13 escolas e gerou um impacto superior a R$ 110 mil em arrecadação direta, estimulando renda, economia e despertando visões empreendedoras”, ressaltou.

Ainda de acordo com Catarina Guerra, a Feira do Inovem, realizada em 2025, foi um sucesso e já tem retorno garantido para este ano.

“A feira gerou oportunidade para mais de 30 expositores, proporcionando renda extra. A ação também chegou ao interior e já foi solicitada novamente para 2026, com início previsto para fevereiro”, completou.

 

Publicidade

Inovem impulsiona pequenos negócios

O impacto do Inovem também é percebido diretamente pelos empreendedores atendidos. A gestora da Associação Missões de Amor (AMA-RR), Valéria Lopes, relata que o acompanhamento oferecido pelo programa foi determinante para a melhoria dos resultados do projeto Sabão AMA.

Gestora da Associação Missões de Amor (AMA-RR), Valéria Lopes relata os avanços obtidos após a participação no Inovem, que transformou a organização dos recursos e impulsionou as vendas do projeto Sabão AMA

“Nós tínhamos muita dificuldade em organizar recursos, definir rótulos e estruturar o produto. Quando soubemos do Inovem, buscamos o apoio e a equipe veio até nós”, contou.

Segundo Valéria, o diferencial do programa está na aplicação prática das oficinas e no acompanhamento contínuo.

“Eles aplicaram educação financeira, ajudaram a identificar a identidade do produto e isso fez uma grande diferença nas nossas vendas. Para quem não tem condições de pagar uma consultoria empresarial, o Inovem muda completamente a realidade. Depois que entrou na nossa vida, tudo melhorou bastante”, afirmou.

Publicidade

Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais o número de atendimentos e fortalecer as ações do Inovem em todo o estado, consolidando o trabalho da Assembleia Legislativa de Roraima como agente de incentivo à educação, inovação e desenvolvimento econômico.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Publicidade

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Alfredo Maia/ Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALERR

O post TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Inovem supera 5 mil atendimentos e fortalece educação empreendedora no estado
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tendência