Roraima
Polícia Civil de Roraima conclui força-tarefa com mais de 1,3 mil boletins analisados e 172 autores indiciados
Força-tarefa realizada em 25 dias úteis acelerou investigações, reduziu passivos acumulados e resultou em 283 inquéritos esclarecidos e indiciamento de 172 autores de crimes relacionados à violência doméstica
A PCRR (Polícia Civil de Roraima) apresentou nesta segunda-feira, 23, os resultados do Mutirão Por Elas, força-tarefa coordenada pela Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) para acelerar investigações, reduzir passivos acumulados e fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Realizada entre os dias 18 de maio e 20 de junho, a ação mobilizou delegadas, agentes e escrivães e, em apenas 25 dias úteis, analisou 1.332 boletins de ocorrência, esclareceu 283 inquéritos policiais com identificação de autoria e resultou no indiciamento de 172 autores de crimes relacionados à violência doméstica e familiar.
Os resultados foram apresentados durante coletiva de imprensa na Delegacia-Geral, com a participação da delegada-geral da PCRR, Simone Arruda do Carmo; da diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializada), delegada Jaira Farias; e das delegadas da Deam, Kássia Poersch, Carolina Huppes e Carla Gabriella Paulain.
Além dos 283 inquéritos concluídos e encaminhados ao sistema de Justiça, outros 21 procedimentos tiveram diligências parcialmente finalizadas e seguem em tramitação para complementação das investigações. Durante o período, também foram analisados 164 inquéritos em andamento e instaurados 72 novos procedimentos originados de boletins de ocorrência registrados em 2026.
A força-tarefa realizou ainda 404 oitivas de vítimas, testemunhas e investigados, expediu e cumpriu 653 intimações, executou 24 ordens de missão policial e produziu 66 relatórios de investigação. O Mutirão Por Elas integrou as ações desenvolvidas pela Polícia Civil em alusão aos 20 anos da Lei Maria da Penha.
As diligências resultaram na prisão de nove pessoas investigadas por crimes relacionados à violência doméstica, familiar e sexual.
Modernização e saneamento do acervo
Outro resultado destacado pela instituição foi a regularização do acervo físico da unidade. Cerca de 2.700 procedimentos policiais já encerrados foram analisados, conferidos, digitalizados e inseridos no sistema de PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos).
Após autorização judicial, os documentos físicos foram destinados à incineração, medida que contribui para a modernização administrativa, reduz o volume de arquivos armazenados e amplia a segurança e a acessibilidade das informações.
Segundo a diretora do DPE, delegada Jaira Farias, a iniciativa permitiu avançar na regularização de procedimentos acumulados ao longo dos anos.
“Esse mutirão teve como objetivo dar saneamento e regularidade a procedimentos acumulados desde 2015. Priorizamos os boletins registrados em 2026 para garantir uma resposta mais rápida às vítimas, mas também avançamos na regularização de procedimentos mais antigos. O objetivo é dar celeridade às investigações, identificar autores e garantir que esses crimes não fiquem impunes”, afirmou.
A delegada titular da Deam, Kássia Poersch, destacou que o esforço concentrado ampliou a capacidade de resposta da unidade especializada.
“Foi um trabalho intenso, desenvolvido por toda a equipe da Deam, que possibilitou analisar procedimentos, cumprir diligências, concluir investigações e encaminhar respostas efetivas às vítimas. Cada caso esclarecido representa uma mulher que recebeu atenção do Estado e teve seu direito à proteção fortalecido”, ressaltou.
Caso de grande complexidade foi solucionado
Durante a coletiva, a Polícia Civil também destacou a elucidação de casos considerados complexos. Entre eles, a investigação de um estupro cometido por um homem inicialmente desconhecido da vítima.
A partir de diligências investigativas, levantamento de informações e produção de provas, os policiais conseguiram identificar o autor, comprovar sua participação no crime, representar pela prisão preventiva e efetuar sua captura. O caso já foi denunciado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR).
Compromisso com a proteção das mulheres
Para a delegada-geral da PCRR, Simone Arruda do Carmo, os resultados demonstram o compromisso da instituição com a proteção das mulheres e o combate à violência de gênero.
“O mutirão surgiu da necessidade de dar uma resposta rápida a centenas de procedimentos que precisavam de análise e impulso investigativo. Conseguimos avançar em mais de 1.300 boletins de ocorrência, esclarecer 283 inquéritos com identificação de autoria, indiciar 172 autores e demonstrar à sociedade que a violência contra a mulher será enfrentada com firmeza. Nossa mensagem é de tolerância zero para esse tipo de crime”, afirmou.
Segundo a delegada-geral, os resultados reforçam o compromisso da Polícia Civil com a eficiência das investigações, a responsabilização dos autores e a garantia de respostas mais rápidas às vítimas.
O post Polícia Civil de Roraima conclui força-tarefa com mais de 1,3 mil boletins analisados e 172 autores indiciados apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.
Roraima
Lateral roraimense Kayo Souza abraça projeto do Geka 73 e abre mão de propostas para seguir no futebol eslovaco
Desde o final de fevereiro atuando no futebol europeu, o lateral-esquerdo roraimense Kayo Souza, 29, conhecido da torcida do Mundão, Náutico e Sampaio, segue no plantel do Geka 73, que atua na quarta divisão do futebol eslovaco, e mesmo após reformulação no plantel, o atleta brasileiro segue nos planos da nova comissão técnica.
O jogador Kayo Souza chegou ao Brasil no dia 29 de maio e retornará para o Velho Continente, no dia 29 de julho, para início de trabalhos de pré-temporada.
“Não pretendo voltar para o Brasil agora, estou levando minha família agora, não penso em voltar no momento, a meta é jogar uma elite nacional na Eslováquia, ou quem sabe outros países como Polônia, Áustria, Geórgia ou Finlândia, atuando por mais anos”, disse o lateral-esquerdo Kayo Souza.
Em Boa Vista de férias, Kayo Souza não deixou de desejar uma boa sorte aos ex-colegas de trabalho dos tempos de São Raimundo, o seu clube formador e que vive semana decisiva na Série D do Campeonato Brasileiro. Pelo Mundão do Operário, o jogador foi tetra campeão roraimense e colecionou amigos. E mesmo de longe, o jogador vem na torcida pelo Alviceleste, que após empate em 1 a 1 com os porto-velhenses, vai decidir o tudo ou nada na casa do adversário.
“Passo aqui para desejar uma boa sorte e que eles possam se entregar ao máximo, do começo ao fim do jogo, para que quando o árbitro apitar no fim do jogo, eles saiam orgulhosos do que fizeram lá dentro, que cada um é uma peça importante dessa engrenagem, e que continuem fazendo história por esse clube”, disse o lateral Kaio.
Roraima
Profissionais de psicologia e direito são homenageados na ALERR
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou na última quarta-feira (24) uma cerimônia de homenagem, concedendo a Comenda Orgulho de Roraima a 49 profissionais das áreas de psicologia e direito. A honraria, aprovada por meio de decretos legislativos, reconhece a importância desses profissionais para o estado, com destaque para aqueles que atuam na Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Procuradoria-Geral da ALERR e no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), além de psicólogos roraimenses.
A deputada Angela Águida Portella ressaltou a relevância da atuação dos homenageados, especialmente aqueles envolvidos no combate à violência contra a mulher. Ela destacou que essa dedicação transcende a esfera processual, representando um compromisso contínuo com a defesa da vida, dignidade e cidadania feminina.
Portella enfatizou o papel crucial do Judiciário na manutenção da paz social e na proteção dos direitos, fortalecendo a confiança da população nas instituições democráticas. Paralelamente, sublinhou a importância vital dos psicólogos na promoção da saúde mental, inclusão social e garantia da dignidade humana.
“É uma alegria imensa, uma satisfação compartilhar um momento bonito e importante. Estou fazendo uma fala sobre o direito e a psicologia, porque é com alegria que homenageamos esses excelentes profissionais. É com essa honraria que agradecemos e homenageamos a importância de vocês para a sociedade. Nos reunimos, portanto, para reconhecer quem atua na defesa da justiça, da dignidade humana, dos direitos fundamentais e do bem-estar da população”, declarou a parlamentar.
O deputado Dr. Claudio Cirurgião também enalteceu os profissionais da psicologia, descrevendo-os como essenciais para o cuidado com a saúde mental da população. Ele mencionou a capacidade desses profissionais em acolher o sofrimento sem julgamentos, auxiliar na ressignificação de traumas e na mediação de conflitos.
“Cuidar da mente é salvar vidas. Precisamos, no entanto, de cuidados especiais e respeito a esses profissionais, com ações públicas que valorizem a psicologia, combatendo o preconceito que cerca a profissão e reconhecendo que o investimento nesses profissionais reduz o impacto do adoecimento na saúde pública, na economia e na estruturação das famílias”, avaliou Cirurgião.
Dentre os 49 agraciados, 39 são psicólogos. A psicóloga Geórgia Moura, ao receber a comenda, compartilhou sua satisfação e senso de responsabilidade. “Há muitos anos atuo nessa profissão que me escolheu com amor, verdade e muita entrega. Cuidar da saúde mental dos meus pacientes me deixa realizada. A cada progresso, vejo que eles têm melhor qualidade de vida. A partir do momento em que somos reconhecidas pelo nosso trabalho, o coração fica alegre e grato. É uma honraria que nos faz enxergar que estamos no caminho certo e significa a busca por mais responsabilidade. Minha gratidão à Casa Legislativa que aprovou essa homenagem”, afirmou.
O promotor de Justiça Hevandro Cerutti, agraciado pela sua atuação na Defesa da Mulher, reforçou o compromisso dos servidores públicos em servir à população. Ele destacou a sobrecarga nos juizados especializados em violência doméstica, mencionando que cada um lida com cerca de 3 mil processos. Cerutti apontou a necessidade de um quarto juizado para atender à demanda crescente.
“Fico gratificado pelo reconhecimento, e essa comenda não é apenas um reconhecimento, mas um incentivo para continuarmos nossa jornada”, declarou Cerutti.
O procurador da ALERR, Walker Sales Silva Jacinto, também expressou gratidão, ressaltando que a estrutura fornecida pela Casa Legislativa foi fundamental para o fortalecimento da procuradoria. Ele antecipou a realização de um concurso público, visando aprimorar ainda mais a capacidade técnica e a representação da população.
Roraima
Mercado de trabalho formal cresce 2,6%; serviço público puxa alta
O mercado de trabalho formal brasileiro registrou crescimento de 3,6% em um ano e alcançou 62,2 milhões de vínculos ativos em fevereiro de 2026, segundo dados da nova Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Mensalizada, divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O avanço foi impulsionado principalmente pelo aumento do número de servidores públicos, que superou o ritmo de expansão dos empregos com carteira assinada.
O total representa acréscimo de 2,17 milhões de vínculos em relação a fevereiro de 2025. Do estoque registrado, 48 milhões eram trabalhadores celetistas e 13,8 milhões correspondiam a agentes públicos, incluindo servidores estatutários, contratados por tempo determinado e ocupantes de cargos em comissão.
Confira os destaques:
- 62,2 milhões de vínculos formais em fevereiro de 2026;
- +2,17 milhões de postos em 12 meses;
- 13,8 milhões de agentes públicos;
- 48 milhões de trabalhadores celetistas;
- 3,6% de crescimento anual do emprego formal.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Setor público avança
Os vínculos no setor público cresceram 8,6% na comparação anual, com a criação de 1,09 milhão de postos. Já os trabalhadores com carteira assinada tiveram expansão de 2,2%, com aumento de 1,04 milhão de vínculos.
Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, o mercado formal ganhou 1,39 milhão de trabalhadores. O destaque novamente ficou com os agentes públicos, que avançaram 7,81% no período, passando de 12,8 milhões para 13,8 milhões de vínculos.
Segundo o levantamento, cerca de 886,9 mil das novas contratações públicas registradas no início do ano foram por tempo determinado.
Alta no início do ano
O resultado também está relacionado ao comportamento sazonal do mercado de trabalho nos primeiros meses do ano, período em que alguns setores retomam contratações após férias coletivas e recesso.
Apesar do crescimento dos vínculos formais, o avanço dos empregos privados ocorreu em ritmo mais moderado. O número de celetistas passou de 47,6 milhões em dezembro para 48 milhões em fevereiro, alta de 0,81%.
Diferenças regionais
As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram os maiores crescimentos proporcionais no período.
- Norte: alta de 4,16%;
- Nordeste: crescimento de 3,27%;
- Centro-Oeste: avanço de 2,70%.
Considerando o crescimento absoluto do número de empregos formais, Minhas Gerais e São Paulo se destacam com 271,2 mil e 148,5 mil novos vínculos, respectivamente.
Mulheres ganham espaço
A participação feminina no emprego formal aumentou no período. O número de vínculos ocupados por mulheres chegou a 28,6 milhões em fevereiro, alta de 4,7% em relação ao ano anterior.
Entre os homens, o crescimento foi de 2,7%, alcançando 33,5 milhões de vínculos. Com isso, a participação das mulheres no mercado formal passou de 45,6% para 46,1%.
O levantamento também apontou crescimento mais forte entre trabalhadores indígenas, pretos e pardos, além de avanço expressivo entre jovens de 18 a 24 anos, que tiveram aumento de 1,21 milhão de vínculos em 12 meses.
Dados salariais
A massa salarial mensal passou de R$ 235,7 bilhões em janeiro de 2025 para R$ 240,7 bilhões em dezembro do mesmo ano, alta de 2,1%. A massa salarial engloba a soma de todos os rendimentos recebidos pelos trabalhadores em um determinado período.
A remuneração média mensal chegou a R$ 4.369 em dezembro de 2025, contra R$ 4.208,6 em fevereiro, aumento de 3,8%.
O setor de serviços concentrou a maior parcela da massa salarial, com cerca de R$ 155 bilhões no último mês analisado.
Governo revisa registros
O Ministério do Trabalho informou que identificou inconsistências nos dados de remuneração enviados pelos empregadores. Embora o número de vínculos formais tenha crescido de 60 milhões para 62,2 milhões em um ano, a quantidade de registros com remuneração válida caiu de 55,26 milhões para 53,53 milhões.
Diante das divergências, o governo decidiu divulgar os dados salariais apenas até dezembro de 2025 e aprofundar a análise das informações antes das próximas atualizações da Rais Mensalizada.
-
Boa Vista4 dias atrásYanomami recebem autorização para retomada do ecoturismo no Pico da Neblina
-
Últimas7 dias atrásPrimeiros navios-tanque atravessam estreito após acordo com Irã
-
Últimas6 dias atrásEmpregadores têm até sábado para enviar dados ao eSocial
-
Boa Vista6 dias atrásA promessa que não resistiu a uma semana
-
Roraima5 dias atrásApós alerta do MPE, Governo de Roraima adia pagamento dos servidores para segunda-feira
-
Boa Vista7 dias atrásMarcelo Zeitoune está provando que não é o novo Iradilson Sampaio
-
Roraima6 dias atrásTSE mantém Arthur Henrique em campanha, enquanto TRE-RR informa ao STF que candidatura segue indeferida
-
Últimas6 dias atrásPicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF


