Conecte-se Conosco

Roraima

DIREITOS DAS MULHERES Chame realiza ação educativa sobre violência no Centro de Referência da Mulher

Publicado

em

direitos-das-mulheres-chame-realiza-acao-educativa-sobre-violencia-no-centro-de-referencia-da-mulher

Com foco na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), vinculado à Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), realizou na manhã desta quarta-feira (28) uma ação de conscientização no Centro de Referência de Saúde da Mulher, em Boa Vista.

Durante a atividade, foram distribuídos folders informativos sobre o trabalho desenvolvido pelo Chame, além de orientações sobre a Lei Federal nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência doméstica e os canais disponíveis para denúncia e acolhimento.

A psicóloga do Chame, Marcilene Melo, destacou que as ações fazem parte da retomada das programações do centro em 2026, com atividades realizadas ao longo de todo o ano.

Psicóloga do Chame, Marcilene Melo destacou a importância de levar informação às mulheres e reforçar que elas não estão sozinhas no enfrentamento da violência doméstica – SupCom ALERR

“Muitas vezes, a mulher está dentro de casa e não percebe que sofre violência, porque associa a violência doméstica apenas à agressão física. Nós trazemos sobre os diferentes tipos de violência para mostrar que essas mulheres não estão sozinhas. Elas têm um lugar onde podem ser acolhidas, orientadas e encaminhadas para os órgãos competentes”, explicou.

Marcilene ressaltou ainda que o trabalho do Chame também alcança escolas, com ações voltadas a adolescentes.

Publicidade

Levamos essas informações para jovens que estão iniciando relacionamentos, para que entendam que a violência não é normal. Onde formos chamados, estaremos presentes levando conhecimento e prevenção à população”, completou.

Enfermeira do Centro de Referência da Mulher, Jácia Sousa ressaltou a importância da parceria com o Chame para esclarecer e orientar mulheres sobre a violência doméstica e familiar – SupCom ALERR

A importância da parceria entre o Chame e os serviços de saúde foi destacada pela enfermeira Jacia Sousa, que trabalha no Centro de Referência da Mulher.

Nosso público-alvo aqui no Centro de Saúde é a mulher. Hoje, o tema violência ainda gera muito receio para ser falado e questionado, e muitas mulheres continuam sofrendo com isso. Por isso, a parceria com diversos órgãos, principalmente com o Chame, é fundamental para nos ajudar a esclarecer esse tema para essas pessoas”, afirmou.

Dados alarmantes

Publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de feminicídio, com uma taxa de 4,8 mortes para cada 100 mil mulheres, evidenciando a gravidade da violência doméstica e familiar no país.

A violência contra a mulher pode se manifestar de diversas formas. Ela abrange a violência física, caracterizada por qualquer ato que cause dano à integridade ou à saúde corporal da vítima, deixando marcas ou não; a violência psicológica, que provoca prejuízo emocional, sofrimento mental e tentativas de controle do comportamento da mulher; a violência patrimonial, evidenciada pela destruição de bens, retenção de documentos pessoais ou instrumentos de trabalho; a violência sexual, quando a mulher é forçada ou constrangida a manter relações sexuais indesejadas, impedida de usar métodos contraceptivos ou submetida à gravidez, aborto ou prostituição; e a violência moral, que ocorre por meio de calúnia, difamação ou injúria, atingindo a honra e a imagem da mulher, inclusive em ambientes virtuais.

Atendimento e serviços

O Chame oferece atendimento jurídico, psicológico e social, garantindo os direitos assegurados pela Lei Maria da Penha. Além do acolhimento, desenvolve ações preventivas, capacitação de servidores públicos e atendimento especializado a mulheres com deficiência e em situação de violência sexual.

Atendimento presencial

Publicidade

Boa Vista

Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Rorainópolis
Núcleo da Secretaria Especial da Mulher

Rua Drª Yandara, 3058 – Centro
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Publicidade

Canais de apoio

Zap Chame: (95) 98402-0502

Central de Atendimento à Mulher: 180

Polícia Militar: 190

Acompanhe as ações do Legislativo

Publicidade

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Alexsandro Carvalho

Publicidade

SupCom ALERR

O post DIREITOS DAS MULHERES
Chame realiza ação educativa sobre violência no Centro de Referência da Mulher
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Repórter do NEWS Roraima, com foco em política, cotidiano e direitos sociais. Acompanha de perto os fatos que moldam a realidade local. Busca sempre o relato humano por trás das notícias. Informação com agilidade e credibilidade.

Roraima

DIÁLOGO INSTITUCIONAL ALERR reforça compromisso de manter parceria com o Judiciário em 2026

Publicado

em

dialogo-institucional-alerr-reforca-compromisso-de-manter-parceria-com-o-judiciario-em-2026
A deputada Catarina Guerra afirmou que a Casa de Leis está à disposição do Poder Judiciário. – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

A deputada Catarina Guerra (União) representou o Poder Legislativo, nesta segunda-feira (2), durante a solenidade oficial de abertura das atividades institucionais de 2026 do Judiciário roraimense. O evento ocorreu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, no Centro de Boa Vista, e reuniu representantes do Poder Executivo, autoridades do sistema de Justiça e convidados.

Durante seu pronunciamento, a parlamentar parabenizou a gestão do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) pelo empenho, dedicação e trabalho realizados ao longo do ano anterior. Na ocasião, também colocou a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) à disposição do Poder Judiciário, reafirmando o compromisso de continuidade da parceria entre as instituições.

“A Assembleia Legislativa, priorizando a democracia e a isonomia entre os Poderes, que atuam de forma independente, mas em harmonia e em prol da sociedade, reafirma o compromisso de estar à disposição para que possamos continuar traçando objetivos e construindo pautas positivas a serem entregues à nossa população”, destacou.

O presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, destacou a atuação do órgão em 2025, tendo sido, inclusive, considerado referência em outros estados do país. – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

O presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, ressaltou a atuação do órgão em 2025, período em que o Tribunal foi, inclusive, reconhecido como referência em outros estados do país. O magistrado também enfatizou a importância de celebrar o início de um novo ciclo e os desafios previstos para 2026, com destaque para a ampliação da transparência por meio da prestação de contas à sociedade, utilizando a TV e a Rádio Justiça.

“Estaremos divulgando e veiculando os fatos que ocorrem no nosso Tribunal para Roraima e para todo o Brasil, por meio da TV e da Rádio Justiça. Isso representa uma vitória e tem grande importância para que todos compreendam por que o nosso TJ é considerado de excelência”, afirmou.

Publicidade

Cupello também destacou a necessidade de manutenção da união e do diálogo harmônico entre os Poderes, especialmente em um ano eleitoral.

“Os três Poderes estão no mesmo patamar. Nosso objetivo é manter uma relação harmônica, como sempre foi, independentemente de quem assumirá a partir do próximo ano. Estamos atentos para garantir a continuidade da evolução do TJ, até porque toda instituição depende de orçamento, que é fundamental para a boa relação entre o Poder Judiciário e os Poderes Executivo e Legislativo”, concluiu.

Para ampliar o acesso do público, a solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TJRR no YouTube, permitindo que servidores, operadores do Direito e a população acompanhassem o evento de forma remota.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Publicidade

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

Publicidade

SupCom ALERR

O post DIÁLOGO INSTITUCIONAL
ALERR reforça compromisso de manter parceria com o Judiciário em 2026
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Continue Lendo

Roraima

EDUCAÇÃO INCLUSIVA Professores do Colégio de Aplicação recebem capacitação sobre acolhimento a alunos autistas

Publicado

em

educacao-inclusiva-professores-do-colegio-de-aplicacao-recebem-capacitacao-sobre-acolhimento-a-alunos-autistas

Cerca de 45 professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR) participaram, nesta segunda-feira (2), de uma capacitação promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), projeto da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que atualmente atende cerca de mil famílias no estado.

A ação marcou o encerramento da Jornada Pedagógica realizada com os profissionais do Colégio de Aplicação, que se preparam para o início do ano letivo, previsto para esta quarta-feira (4). Nesta segunda etapa do processo formativo, foram discutidos os desafios enfrentados pelos docentes em sala de aula, especialmente no atendimento a alunos atípicos e na relação com famílias que, em alguns casos, ainda não compreendem ou não aceitam determinadas condutas pedagógicas adotadas no ambiente escolar.

A proposta da capacitação é ampliar o debate sobre inclusão e reforçar a importância do envolvimento de toda a sociedade na compreensão das necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo um acolhimento mais sensível, respeitoso e empático.

Publicidade

A neuropsicóloga do Teamarr, Rozianne Melville, destacou a relevância da formação continuada na área educacional e ressaltou o cuidado com a saúde emocional dos profissionais. Segundo ela, o tema da capacitação “Cuidar de quem cuida!” reflete a necessidade de olhar para esse educador, para que ele consiga estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal.

“Em um ambiente com muitos alunos, de 20 a 30 aluno, às vezes tem quatro crianças com algum tipo de transtorno. Eles precisam saber a diferença desses transtornos para saber o tratamento educacional de cada um. E a importância do emocional desses professores é que ele saiba lidar e não leve para casa o que está acontecendo dentro da sala de aula”, ressaltou.

Publicidade

O professor de educação física do Colégio de Aplicação, Neemias Serafim, ressaltou os benefícios de participar de iniciativas como essa, que contribuem para maior segurança no exercício da profissão e para o fortalecimento do ensino inclusivo.

“Nós precisamos saber lidar com todos esses públicos e oferecer esse ensino inclusivo onde eles possam ter acesso e se sentir incluídos mesmo”, reforçou.

A iniciativa também reconhece os inúmeros desafios enfrentados diariamente pelos professores em sala de aula, que convivem com estudantes com deficiências e neurodivergências, tornando o ambiente escolar um espaço de diversidade e constante adaptação.

Publicidade

Para a diretora do Colégio de Aplicação, Adriana Santos, a capacitação, neste início de ano letivo, representa um momento essencial de conscientização, cuidado e fortalecimento profissional, incentivando a reflexão sobre a prática pedagógica e a criação de estratégias que garantam mais segurança e preparo para lidar com essa realidade.

“É o primeiro momento de nos fortalecer, de nos cuidar, olhar para os nossos desafios, pensar sobre eles e criar estratégias para lidar com eles. É um momento em que a gente se fortalece e se organiza para o ano letivo. Afinal de contas, ser professor já é um desafio, e este é um momento fundamental do ano letivo”, destacou.

Publicidade

Sobre o Teamarr

 

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) é vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, presidido pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas).

A unidade atende crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, oferece terapias, faz encaminhamentos e promove capacitações para familiares e profissionais da saúde e da educação.

Publicidade

Os interessados nos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Contatos:

(95) 99164-1475

Publicidade

(95) 98428-6565

E-mail: teamarr@outlook.com

Para solicitar capacitações: capacitacaoteamarr@gmail.com

Acompanhe as ações do Legislativo

Publicidade

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Monica Gizele

Publicidade

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALERR

O post EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Professores do Colégio de Aplicação recebem capacitação sobre acolhimento a alunos autistas
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Continue Lendo

Roraima

BEM-ESTAR ANIMAL ALERR celebra um ano do programa com exposição fotográfica

Publicado

em

bem-estar-animal-alerr-celebra-um-ano-do-programa-com-exposicao-fotografica
Exposição “Cuidar, proteger e respeitar” celebra um ano do Programa do Bem-Estar Animal da ALERR, com 24 registros de cuidado e proteção

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) abriu, nesta segunda-feira (2), a exposição “Cuidar, proteger e respeitar”, comemorativa ao primeiro ano de funcionamento do Programa do Bem-Estar Animal. A mostra apresenta 24 fotografias que retratam o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 12 meses, acompanhadas de frases educativas sobre cuidado e proteção aos animais.

A exposição está aberta à visitação pública durante todo o mês de fevereiro, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, localizado no hall da Casa Legislativa.

 

Publicidade

 

O material exposto retrata as principais ações do programa, que nesse primeiro ano, realizou cerca de 15 mil atendimentos gratuitos, incluindo 7 mil castrações. A média diária é de 40 pets atendidos por dia, além da oferta de exames básicos, como hemogramas, e de um centro cirúrgico equipado para os procedimentos.

 

 

Publicidade

 

Para o presidente do Programa do Bem-Estar Animal, deputado Marcinho Belota (PRTB), o balanço do primeiro ano demonstra o alcance social da iniciativa e a relevância da exposição.

“Completar um ano com tanto resultado e, por meio dessa exposição, mostra a importância desse trabalho, pois muitas famílias não têm condições de pagar uma castração ou cirurgia, e o programa garante esse cuidado. Além disso, essa ação também é uma forma de homenagear os protetores que dedicam suas vidas a essa causa. A Assembleia está de parabéns por ser pioneira no Brasil com um programa como esse”, ressaltou o parlamentar.

Delegada do Meio Ambiente ressalta o programa como política pública que auxilia no combate aos maus-tratos e ao abandono
Publicidade

Quem também acompanhou a abertura da exposição foi a delegada de Polícia do Meio Ambiente, Maryssa Batista, que destacou o impacto do programa como política pública de proteção animal.

“É um prazer ver essa exposição após um ano do início do programa. Desde a inauguração, foi possível perceber o cuidado com que ele foi criado e hoje ver que realmente funcionou é motivo de orgulho. Esse trabalho auxilia diretamente na saúde dos animais, no controle de natalidade e contribui para reduzir abandono e maus-tratos, o que contribui também para a atuação da delegacia”, disse a delegada.

 

Publicidade
Diretora Joselinda Lotas enfatiza a homenagem aos protetores e a importância da conscientização sobre saúde e proteção animal

A exposição foi realizada em parceria com a Diretoria de Relações Institucionais da Casa Legislativa. A diretora, Joselinda Lotas, ressaltou que a mostra busca valorizar tanto o trabalho do programa quanto o esforço dos protetores independentes.

“São 24 fotos que resgatam todo o trabalho feito pelo Bem-Estar Animal, os cuidados e a proteção, além de reforçar que o controle populacional é uma questão de saúde. A exposição também reconhece os protetores que quiseram mostrar suas histórias e ações. É uma homenagem feita com muito carinho para quem pratica o bem por meio da proteção aos animais”, reforçou Joselinda.

 

Publicidade

O programa

O Programa do Bem-Estar Animal da ALERR funciona na avenida Mário Homem de Melo, 191, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Os procedimentos cirúrgicos são realizados pela manhã, das 7h30 às 11h.

Para cadastrar cães e gatos (machos ou fêmeas), o tutor deve apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência e os dados do animal para avaliação da equipe veterinária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 99163-2158, exclusivo para esse tipo de demanda.

Publicidade

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Publicidade

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

O post BEM-ESTAR ANIMAL
ALERR celebra um ano do programa com exposição fotográfica
apareceu primeiro em ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima.

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tendência