Conecte-se Conosco

Boa Vista

Vacina contra o VSR passa a ser ofertada para gestantes nas UBSs de Boa Vista a partir desta segunda-feira (15)

Publicado

em

vacina-contra-o-vsr-passa-a-ser-ofertada-para-gestantes-nas-ubss-de-boa-vista-a-partir-desta-segunda-feira-(15)

A prefeitura passa a ofertar, a partir desta segunda-feira, 15, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O público-alvo são gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o VSR é responsável por cerca 40% dos casos de pneumonia e 75% dos casos de bronquiolite em crianças menores de dois anos. O imunizante foi recentemente incorporado no calendário vacinal pelo MS.

“Tomando a vacina, a grávida vai gerar anticorpos e passar para o feto. E após nascer, o bebê ainda tem a proteção nos 6 primeiros meses. Então as gestantes a partir da 28ª semana já podem procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar”, explicou o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Romildo Azevedo.

Proteção para mamãe e bebê

A vacina contra o VSR é mais um dos imunizantes do calendário das gestantes. Entre os recomendados estão: a Influenza (gripe), que pode ser tomada em qualquer idade gestacional; a dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular), a partir da 20ª semana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche; e agora a vacina contra a bronquiolite, indicada a partir da 28ª semana.

Publicidade

Stephany Tais está na segunda gestação e aproveitou a novidade para atualizar o cartão de vacina. “Me cuidei na primeira gravidez e agora não é diferente, é um cuidado comigo e, principalmente, com meu bebê. Eu faço tudo pela UBS perto da minha casa, sem problema nenhum”, contou.

O post Vacina contra o VSR passa a ser ofertada para gestantes nas UBSs de Boa Vista a partir desta segunda-feira (15) apareceu primeiro em Roraima 1.

Repórter do NEWS Roraima, com foco em política, cotidiano e direitos sociais. Acompanha de perto os fatos que moldam a realidade local. Busca sempre o relato humano por trás das notícias. Informação com agilidade e credibilidade.

Boa Vista

Mais de 1,5 km da Avenida Luiz Canuto Chaves passam por recapeamento

Publicado

em

mais-de-1,5-km-da-avenida-luiz-canuto-chaves-passam-por-recapeamento

As obras de recapeamento asfáltico seguem em ritmo acelerado, transformando a infraestrutura da cidade. O serviço já contemplou trechos das avenidas São Sebastião e Ataíde Teive, nos bairros Asa Branca e Tancredo Neves, e agora chega à Avenida Luiz Canuto Chaves, no Paraviana, onde estão sendo implantados mais de 1,5 km de uma nova pavimentação.

Iniciadas em novembro, as intervenções fazem parte de um pacote que inclui 81 trechos em 14 bairros da capital. Nessas vias, todo o asfalto antigo está sendo removido e substituído por uma camada totalmente nova. A produção do material é realizada na usina própria da Prefeitura de Boa Vista, com recursos municipais e apoio de emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues.

Prefeitura prepara novas etapas de pavimentação em três bairros da capital.

O prefeito Arthur Henrique tem acompanhado de perto cada etapa das melhorias. Ele destacou que, após o Paraviana, os próximos bairros atendidos serão: Laura Moreira, na rua Major Ecildon e o Raiar do Sol, nas ruas Estrela D’Alva. No Asa Branca, a rua Mestre Albano também receberá nova pavimentação.

Publicidade

“Concluímos o recapeamento da Avenida Ataíde Teive e, no mesmo dia, deslocamos as máquinas e equipes para a Avenida Luiz Canuto Chaves, no Paraviana, que vai da Avenida Ville Roy até o Bosque dos Papagaios. E ainda teremos outra frente de trabalho no bairro, com o recapeamento da Rua Augusto César Luitgards Moura”, explicou o prefeito.

O post Mais de 1,5 km da Avenida Luiz Canuto Chaves passam por recapeamento apareceu primeiro em Roraima 1.

Continue Lendo

Boa Vista

Prefeitura de Boa Vista inicia pagamento de projetos culturais pela Lei Aldir Blanc

Publicado

em

prefeitura-de-boa-vista-inicia-pagamento-de-projetos-culturais-pela-lei-aldir-blanc

A Prefeitura de Boa Vista deu início, nesta segunda-feira (15), ao pagamento dos projetos culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc. Ao todo, mais de 200 projetos serão beneficiados com um aporte de R$3.560.668,00, com o objetivo de impulsionar a produção cultural local.

Os pagamentos começam hoje e seguirão até sexta-feira (19), sendo realizados de forma gradual. Como cada transferência será feita individualmente, os valores não serão creditados todos no mesmo dia, mas sim conforme as informações bancárias fornecidas pelos proponentes.

Execução e Prazos de Desenvolvimento dos Projetos

Com o recebimento dos recursos, os beneficiados poderão iniciar imediatamente a execução de seus projetos, conforme estabelecido nos editais específicos.

Publicidade

A execução e vigência dos termos dos projetos seguirão os seguintes prazos:

  • 6 meses: Edital nº 004/2025 – Fomento a Projetos Culturais

  • 12 meses: Editais nº 005/2025 e 006/2025 – Pontos e Pontões de Cultura

Como Funciona a Prestação de Contas

Após a conclusão dos projetos, os contemplados deverão enviar a prestação de contas por meio do Relatório de Prestação de Contas, utilizando a plataforma “Prosas”. Este relatório deverá ser entregue dentro do prazo de vigência estipulado no Termo de Fomento.

O post Prefeitura de Boa Vista inicia pagamento de projetos culturais pela Lei Aldir Blanc apareceu primeiro em Roraima 1.

Publicidade
Continue Lendo

Boa Vista

Polícia Federal articula resgate de turista brasileira ferida no Monte Roraima

Publicado

em

policia-federal-articula-resgate-de-turista-brasileira-ferida-no-monte-roraima

A Polícia Federal atuou para viabilizar o resgate de uma turista brasileira que sofreu fratura exposta durante uma expedição no Monte Roraima, em área de difícil acesso na região de fronteira.

O acionamento ocorreu em 11 de dezembro de 2025, após solicitação do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. A partir da demanda, a Polícia Federal articulou contatos com autoridades brasileiras e venezuelanas para obter as autorizações necessárias à operação, incluindo a liberação do uso de um helicóptero do governo do Estado Bolívar, na Venezuela.

A operação de resgate foi executada em três etapas. Primeiro, houve o deslocamento terrestre até o ponto de embarque. Em seguida, a vítima foi transportada por via aérea até Santa Elena de Uairén. Por fim, ocorreu a remoção terrestre até Boa Vista, em Roraima, onde a turista recebeu atendimento médico.

A ação contou com a participação da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros de Roraima, dos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e da Venezuela e de autoridades locais venezuelanas, o que possibilitou o resgate e o retorno da turista ao país.

Publicidade

O post Polícia Federal articula resgate de turista brasileira ferida no Monte Roraima apareceu primeiro em Roraima 1.

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tendência