Professores que atendem alunos de pré-escola e creche participam de palestra para fortalecer a qualidade do ensino

Professores que atendem alunos de pré-escola e creche participam de palestra para fortalecer a qualidade do ensino

Professores que atendem alunos de pré-escola e creche participam de palestra para fortalecer a qualidade do ensino
A ação contemplou 600 profissionais da modalidade de Educação Infantil
Por News RR

Como forma de fortalecer a qualidade do ensino oferecida em unidades de pré-escola e creche, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), promoveu nesta quarta-feira, 10, a palestra “Afinal, o que é qualidade na Educação Infantil?”. A ação ocorreu no auditório da Faculdade Cathedral, contemplando 600 professores que atendem essa etapa de ensino.

Quem ministrou a palestra foi a pedagoga e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UNB), Carol Velho. Ela levou para os profissionais o método “Deixa que eu Conto”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Trata-se de um podcast diário para crianças e suas famílias, publicado nas plataformas Youtube e Spotify. Segundo Carol, a contação de histórias traz grandes contribuições para o desenvolvimento das crianças.

“São mais de 300 podcasts com histórias, brincadeiras e curiosidades que podem ser usadas pelos profissionais na prática diária com as crianças. Essa iniciativa traz muito repertório cultural, artístico e criativo para os bebês e para as crianças pequenas. As histórias não são somente narrativas, mas também promovem o lugar do afeto, da curiosidade, do vocabulário. Quando o professor amplia seu repertório e consegue trabalhar de uma forma lúdica e brincante, impacta diretamente na qualidade da aprendizagem e do ensino”, reforçou Carol.

Compromisso em investir na educação

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, a Prefeitura de Boa Vista tem priorizado a qualificação contínua dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, principalmente para aqueles que atuam em creches e pré-escolas. Isso porque nos últimos 4 anos, o município passou a atuar com 15 novas escolas, sendo que 14 delas atendem a essa etapa de ensino. Foram criadas 11.912 novas vagas, 5.259 destinadas para unidades de creche e pré-escola.

“Estamos empenhados em garantir que nossos educadores e demais profissionais que atuam diretamente no dia a dia das crianças estejam sempre preparados e atualizados. Acreditamos que a valorização e aprimoramento das habilidades deles reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos”, explicou.

Profissionais capacitados e antenados

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Maria de Fátima, Andréia Peron, ressaltou a importância das capacitações contínuas para os profissionais da educação infantil e o impacto dessa fase crucial no desenvolvimento das crianças. Ela enfatizou como o aprimoramento profissional permite que os educadores ofereçam um ensino de qualidade.

“Nós, professores da educação infantil, precisamos de capacitações para aprimoramos os conhecimentos, principalmente nesta fase em que se inicia a vida escolar da criança, permitindo o protagonismo por meio da ludicidade e o desenvolvimento das habilidades cognitivas e as competências socioemocionais”, disse.

Larissa Borges é professora da Escola Municipal Leila Maria, unidade do campo, localizada na região do Murupu. Segundo ela, as capacitações são essenciais para manter os profissionais e alunos motivados. “É uma forma de incentivo, inovação, para levarmos às nossas crianças uma visão diferente, que pode potencializar nossas atividades. As participações em palestras e capacitações nos trazem também um ânimo e dinamismo para as nossas aulas, proporcionando experiências construtivas para os alunos”, contou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.