PARLAMENTO JOVEM Jovens deputados tomam posse na Assembleia Legislativa de Roraima e elegem Mesa Diretora

PARLAMENTO JOVEM Jovens deputados tomam posse na Assembleia Legislativa de Roraima e elegem Mesa Diretora

PARLAMENTO JOVEM
Jovens deputados tomam posse na Assembleia Legislativa de Roraima e elegem Mesa Diretora
Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (14) no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas
Por News RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou a cerimônia de posse dos jovens eleitos para o programa Parlamento Jovem Roraimense. O evento ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, nesta quarta-feira (14), com a presença de deputados, autoridades de outros Poderes e familiares dos estudantes. Depois da posse, os jovens deputados elegeram a Mesa Diretora.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que Roraima é o estado com a maior população jovem do Brasil, o que exige que as instituições implementem políticas públicas voltadas para a juventude. Sampaio enfatizou que pretende realizar, no segundo semestre deste ano, seminários para ouvir as necessidades dos jovens e colocá-las no orçamento do Estado, além de indicar ao governo a criação da Secretaria da Juventude.

“Esta Casa não pode se ausentar de envolver o jovem no debate dos problemas e na busca por soluções. O objetivo do programa é trazer a juventude para participar e contribuir neste parlamento, pois o dinamismo da política nos obriga a ter contato diário com a sociedade. Temos muito a aprender com esses jovens parlamentares, e gostaria de agradecer a todos que participaram desse processo”, declarou o presidente, ao reforçar que pediu atenção especial das assessorias legislativas aos jovens deputados.

Em 2023, na primeira legislatura do Parlamento Jovem Roraimense, seis escolas participaram do processo, conduzido pela Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), que cede urnas e capacita os alunos sobre o processo eleitoral; e a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). Ao final da legislatura, 19 propostas foram apreciadas pelos jovens deputados no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Já para este novo ciclo, os 24 deputados jovens eleitos são de 11 escolas de Roraima: 5 de Boa Vista e as demais do Cantá (incluindo a Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante), Mucajaí, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis. Depois da posse desta quarta-feira, ocorrem as sessões ordinárias em 12 de setembro, 9 de outubro e 13 de novembro, para a discussão de projetos de lei. A cerimônia de encerramento será em 12 de dezembro.

Processo democrático

A juíza auxiliar da Presidência do TRE-RR, Graciete Sotto Mayor, afirmou que é uma honra participar desse processo democrático. Grande parte dos alunos nunca usou a urna eletrônica e não entende o rito de uma eleição. O programa serve para esclarecer essas dúvidas e reforçar a importância da escolha dos candidatos para ocuparem os cargos públicos na política roraimense.

“Para o TRE, essa parceria é de suma importância, porque os jovens que assumiram o cargo de deputado passaram por uma capacitação feita pela Justiça Eleitoral, como funciona um pleito, da importância dos candidatos, dos mesários, e todos aqueles que trabalham para que a eleição ocorra da melhor forma possível. Durante as campanhas nas escolas, eles trouxeram as necessidades da comunidade, da coletividade, e agora falam pela juventude de Roraima”, enfatizou a magistrada.

A superintendente de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, Marília Pinto, sugeriu que os jovens deputados eleitos participem ativamente das atividades do parlamento, como as reuniões de comissões e as sessões legislativas. Para ela, que já foi deputada estadual, a política é um instrumento transformador na vida das pessoas.

“Quero dar as boas-vindas a todos os jovens eleitos. Hoje é um dia de celebração. Precisamos celebrar esse trabalho extraordinário que o deputado Soldado Sampaio tem mantido vivo e tão necessário. Celebrar que, mais do que conhecimento, a educação permite que a gente resgate e fortaleça valores fundamentais para uma nação que é o espírito de civismo e o que significa ser cidadão neste país. E a Assembleia conduz isso com muito brilhantismo”, complementou Marília.

A secretária-adjunta da Gestão de Educação Básica, professora Raimunda Oliveira Rodrigues, destacou que o projeto é uma oportunidade primordial para os estudantes da rede pública de ensino.

“Observem, portanto, o nível de responsabilidade que cada um de vocês tem no espaço da escola, junto aos colegas que os escolheram. O momento é solene, mas não precisa estar solene somente aqui. Vocês vão representar uma figura solene na sociedade e na escola, que é a Assembleia Legislativa. Temos 77 mil alunos e vocês representam essa comunidade”, avaliou Raimunda Oliveira.

O presidente da Comissão de Cultura e Juventude do Poder Legislativo, deputado Lucas Souza (PL), pediu aos jovens que demonstrem “o alto nível que temos enquanto jovens representando outros jovens”. E continuou: “Esse momento é nosso. O Poder Legislativo está aqui para nos ouvir e que, de fato, nossas ideias sejam consolidadas”.

Eleição da Mesa Diretora

Logo após a posse dos 24 jovens deputados, foi eleita a Mesa Diretora para a legislatura. Vick Oliveira, por ser a parlamentar de maior idade, presidiu a sessão preparatória, acompanhada pelos deputados Paulo Henrique e Deise, que atuaram como 1º e 2º secretários.

Duas chapas concorreram, e saiu vitoriosa, com 13 votos, a de número 1, que tem a seguinte composição: Arthur Vinícius (presidente); Walison da Silva (1º vice-presidente); Pedro Lucas Silva (2º vice-presidente); Janete Adão (3º vice-presidente); Brenda Rodrigues (1ª secretária); Jamylle Vitória (2ª secretária); Eyshila Souza (3ª secretária); Josué Miguel (4º secretário); e Renan Barbosa (corregedor-geral).

“Gostaria de agradecer a todos que depositaram a confiança em mim para ser presidente do Parlamento Jovem, e quero agradecer ao meu deputado Idazio da Perfil [MDB]. Nunca imaginei estar aqui, principalmente como presidente, mas pretendo trabalhar e discutir os projetos de lei que tenho em mente, envolvendo as áreas da educação, esporte e cultura. Estou muito feliz e ansioso para trabalhar com os deputados jovens e os parlamentares da Casa”, resumiu o presidente eleito, Arthur Vinícius.

Eleitos para o Parlamento Jovem

BOA VISTA

Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio: Ana Júlia Oliveira Dias e Arthur Gabriel Aniceto Pereira
Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto: Ryan Clebson da Ramos Silva e Amanda Fernandes do Nascimento
Escola Estadual Lobo D’Almada: Arthur Vinícius Araújo Silva Castro, Jamylle Vitória de Souza Sobral, Renan da Costa Barbosa e Deise dos Santos Lopes
Escola Estadual Gonçalves Dias: Mateus Araújo Costa e Paulo Henrique Carvalho da Cruz
Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos: Angel David Rodríguez Rodríguez, Freinyer Josué Martínez Galindo e Tiago Pires Alves

ALTO ALEGRE

Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira: Marcelo Ferreira de Jesus e Eyshila Souza

CANTÁ

Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa: Josué Miguel Bermudez Martínez e Ananda Aianne Peres Araújo
Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante: Janete Pereira Adão

CARACARAÍ

Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra: Walisson Silva da Silva e Letícia Lorrany Cavalcante Barros

MUCAJAÍ

Escola Estadual Padre José Monticone: Vick Oliveira e Saidimar José Narvaez Espinoza

RORAINÓPOLIS

Escola Estadual José de Alencar: Brenda Emanuelly Rodrigues e Pedro Lucas Silva Pinheiro

Texto: Josué Ferreira
Fotos: Alfredo Maia/ Eduardo Andrade/ Jader Souza e Marley Lima
SupCom ALERR – 14.08.2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.