Novos alunos do curso de Robótica Educacional da Prefeitura de Boa Vista iniciam aulas no CCTI
Crianças com idade entre 9 e 14 anos participam da capacitação que segue até o dia 26 de outubro, com carga horária de 40h
Por News RR
Uma manhã repleta de novidades e, principalmente, aprendizado. Começaram nesta terça-feira, 27, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) as aulas do curso de Robótica Educacional da Prefeitura de Boa Vista, ofertado por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI) a crianças com idade entre 9 e 14 anos, distribuídas em oito turmas.
O curso, que possui carga horária de 40h, está previsto para encerrar no dia 26 de outubro. Amanda Karolina, uma das instrutoras, afirmou que neste primeiro dia de aula os alunos conheceram alguns conceitos básicos relacionados a tecnologia e robótica, com base na metodologia educacional da LEGO, intitulada: STEAM (Science – Ciência; Technology – Tecnologia; Engineering – Engenharia, Arts – Artes e Mathematics – Matemática).
“Neste primeiro momento, estamos introduzindo alguns conceitos básicos para os alunos, que terão a oportunidade de aprender sobre sensores, motores, programação e muito mais. Além disso, eles estão se conhecendo e entendendo a proposta do curso, que além de conteúdos relacionados à tecnologia, também incentiva e reforça a importância de trabalhar em equipe e outros valores”, explicou.
INVESTIMENTO NO FUTURO
De acordo com a diretora do CCTI, Julianna Santos, o Curso de Robótica Educacional já contemplou mais de 1.500 alunos. “É um projeto de grande relevância, que iniciamos em 2016. A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Boa Vista em ofertar conhecimento tecnológico às nossas crianças, que têm a oportunidade de ter um primeiro contato com essa área que, a cada dia, tem se tornado mais essencial para o futuro profissional e pessoal delas, lhes preparando para os desafios do mundo moderno”, disse.
Davi Cavalcante, de 12 anos, afirmou estar empolgado com o início do curso. Ele ficou em 1° lugar na prova classificatória. “Desde pequeno, tenho esse interesse. Surgiu há alguns anos, na minha escola. Apresentaram a robótica, porém, tinha que pagar. Era caro e minha família não tinha condições. Estou fazendo novos amigos, vou aprender sobre programação e estou muito feliz com essa oportunidade”, disse.
Maria Eduarda, de 11 anos, também não escondeu a felicidade em fazer parte do curso. Ela é a única menina da turma dela. “A minha mãe disse que tinha esse curso de robótica. E como eu gosto muito de robô, de tecnologia e passo a maioria do tempo no computador e no celular, eu pensei ‘eu quero fazer. Deve ser bem legal!’. Gostei muito dessa primeira aula. O professor explicou muito bem”, falou.
Ao final do curso, as crianças participam de um torneio, onde têm a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos. Além disso, experimentam como é uma verdadeira competição, seguindo os padrões de eventos tradicionais da área, e ainda recebem medalhas e certificação.