FORMAÇÃO
Servidores da Segurança participam de curso com foco em proteção de autoridades
Por News RR
O 1º Curso de Proteção de Autoridade realizado pela Casa Militar do Governo de Roraima reuniu profissionais de segurança instituições: Polícia Civil, Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal) para nivelar os servidores que desenvolvem atribuições nesta área.
Foram abertas 42 vagas para a primeira turma. Os alunos foram submetidos ao processo de seleção de inspeção de saúde e teste de aptidão física antes de iniciarem o curso, e apenas 25 se qualificaram para ingressar.
“É um marco na capacitação técnica dos nossos agentes e vem firmar e fortalecer a nossa doutrina. Conseguimos reunir uma gama de militares formados em outros estados não apenas para reforçar a nossa missão constitucional, mas para contribui com a modernização e profissionalização das atividades de proteção de autoridades. No final teremos 25 agentes de segurança prontos para trabalhar em qualquer local que seja necessário”, explicou o diretor do Curso e adjunto da Casa Militar, Coronel Moacir Filho.
Por meio da Casa Militar, o Governo, identificou a necessidade de atualizar e capacitar o contingente para atuar em conformidade com a Doutrina de Proteção de Dignitários. A qualificação aborda diversos assuntos do cotidiano da atividade de segurança de autoridades e iniciou as aulas no dia 11 de novembro.
A metodologia aplicada envolve aulas teóricas e práticas com estudos de casos, simulados, oficinas de aprendizagem, prática de tiro e simulações de situações adversas com o foco na atividade de segurança de autoridades. A carga horária é de 270h, distribuidas em quatro semanas e conta com 20 disciplinas.
“Oferecemos treinamento em várias áreas, principalmente na parte de escolta a pé, motorizada. Também temos defesa pessoal, tiro aplicado, inteligência, varredura, antibombas, identificação de explosivos, atendimento hospitalar, planejamento operacional. Essas habilidades elas são indispensáveis para garantir a proteção de nossas autoridades, tanto física quanto moral”, acrescentou.
Na atividade final do curso, os militares serão submetidos à uma atividade prática em que serão colocados em uma simulação com diversos cenários ao longo de 24h para testar as capacidades físicas, psicológicas e tomada de decisões dos alunos.
A conclusão do curso acontece no dia 6 de dezembro de 2024.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Bárbara Araújo
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira