Confira as dicas do Procon BV para boas compras

Confira as dicas do Procon BV para boas compras

Confira as dicas do Procon BV para boas compras
Para não cair na “black fraude”, é preciso cautela, planejamento e muita atenção a preços e promoções
Por News Roraima

A “Black Friday” é um evento de compras famoso pelos grandes descontos e promoções em uma variedade de produtos, desde eletrônicos e roupas até eletrodomésticos e artigos para casa. Nesse ano, ela ocorre em 29 de novembro. E como é de praxe nessas relações de consumo, é preciso muita atenção para não cair numa “Black Fraude”. Para isso, o Procon Boa Vista preparou algumas dicas especiais sobre o tema.

Planeje e não haja por impulso: Não caia na “lábia” das “publis”! Faça uma lista do que realmente precisa e defina um orçamento. Evite compras impulsivas ou que não “caibam no bolso”.

Compare preços: Pesquise os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday para ter certeza de que as ofertas são realmente vantajosas. Utilize sites de comparação de preços e acompanhe as promoções durante a semana que antecede o evento.

Fique atento aos “gatilhos mentais”: As empresas usam táticas para levar o consumidor a comprar mais, como “ÚLTIMAS UNIDADES!” ou “DESCONTOS POR TEMPO LIMITADO!”. Por isso, mantenha a calma e não se deixe levar pela pressão.

Verifique a reputação da loja: Antes de comprar, certifique-se de que a loja é confiável e oferece um bom serviço de atendimento ao cliente. Leia avaliações de outros compradores. Além disso, leia os termos e condições das ofertas, como prazos de entrega, políticas de devolução e custos de frete.

Venda casada: O fornecedor pode oferecer produtos vinculados dentro de uma promoção, desde que os produtos também possam ser adquiridos separadamente e essa informação deve estar clara no anúncio. Entretanto, acontece a “venda casada” quando o fornecedor de produtos ou serviços condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro produto se adquirir o segundo. Neste caso, o Procon Boa Vista alerta que a prática é configurada como ilegal e abusiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Documente tudo: Não deixe de guardar todos os comprovantes relacionados à compra, inclusive o código de rastreamento, pois isso vai garantir, dentre outros direitos, o de arrependimento (saiba mais abaixo).

Política de parcelamento: O ideal é sempre fazer pagamento à vista. Mas se a opção melhor for o parcelamento, se atente às diferenças de preços entre as modalidades de compra. As lojas podem mudar o valor conforme o tipo de pagamento escolhido, desde que seja informado ao consumidor.

Para reclamar com razão: Importante lembrar que o consumidor tem prazo de até 30 dias para reclamação relacionadas a bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis. Dentro desse prazo, o consumidor pode acionar os canais de atendimento do vendedor, e se não tiver sucesso, pode formalizar reclamação no Procon Boa Vista (saiba mais abaixo).

Compras online requerem mais cuidado: Por questões de comodidade, muitos preferem comprar pela Internet. Porém, antes de clicar em “Enviar para o carrinho” e inserir os dados do cartão de crédito, o consumidor deve antes verificar se o site é confiável. O endereço da loja virtual deve começar com “https://”. Além disso, o site deve exibir o CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, além do endereço físico da loja ou endereço eletrônico para ser contactada. Em caso de dúvida, basta consultar portais como o Site Confiável e o Reclame Aqui.

Direito de arrependimento: Se a compra for online, via telefone ou por meio do WhatsApp, o consumidor tem direito ao arrependimento. O Art. 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece o prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto, para desistir da compra. O valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete. Porém, se a compra for em loja física, é preciso verificar a política de devolução da loja.

PROCON BOA VISTA – Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado a compras no comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br, e pelo Instagram @proconboavista. A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro. Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista -https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ aba DIREITO DO CONSUMIDOR.

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