Com mais de 1.500 inscritos, 2ª edição da Corrida Patrulha Maria da Penha ocorre neste sábado, 24
A concentração será a partir das 17h, em frente à sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST)
Por News RR
Como forma de sensibilizar a população sobre a importância do combate à violência doméstica, o Sindicato das Guardas Municipais de Roraima (SIGMURR), em parceria com as secretarias municipais de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e Gestão Social (Semges), promove a 2ª Corrida Patrulha Maria da Penha. Marcado para este sábado, 24, o evento esportivo terá concentração a partir das 17h, em frente à sede da SMST.
Serão duas largadas, sendo uma de 2,5km e outra de 5 km. A corrida já conta com mais de 1500 inscritos e terá como premiação troféus para os 1º, 2º e 3º nas categorias Masculino e Feminino, além da secretaria municipal com o maior número de inscritos. Quem quiser participar da corrida, mesmo sem receber premiação, poderá comparecer vestindo roupas nas cores branco ou lilás.
“A nossa corrida, que o ano passado foi um sucesso, esse ano vai ser um sucesso maior ainda. As inscrições já se encerraram, mas eu convido a todos que venham participar. Assim, ponha sua camisa lilás ou branca e venha correr conosco por essa causa. Vai ser muitíssimo divertido”, ressaltou a GCM Jessyka Pereira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.
A Patrulha – Criada em agosto de 2015, é composta por 16 guardas, sendo 8 mulheres e 8 homens. Seu principal objetivo é garantir o cumprimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPUs), expedidas pelo Poder Judiciário. Esse apoio às vítimas ocorre devido ao termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Roraima.
Nos últimos dois anos, 3.760 medidas protetivas foram acompanhadas e 19.037 visitas feitas. Os dados também registram 95 conduções de agressores por descumprimento e 28 por violência doméstica, além de crimes comuns. Desde 2016, foram 6.391 medidas protetivas acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.
Para fortalecer esse trabalho, no último dia 7 foi inaugurada a “Sala Lilás”, espaço criado na sede da Patrulha Maria da Penha, no bairro Caranã, que vai assegurar o atendimento adequado às vítimas de violência doméstica. Com apoio de profissionais capacitados, as mulheres serão encaminhadas por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Kits da Corrida – Aos inscritos, a entrega dos kits ocorrerá nos dias 21 e 22, das 9h às 18h (sem intervalo para o almoço), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), localizada na Av. Cap. Júlio Bezerra, 1481, 31 de Março. Para mais informações: 95 99118-5835.