Prefeito Arthur Henrique inaugura nova sede do Artcanto, que celebra 23 anos de transformação social em Boa Vista

Prefeito Arthur Henrique inaugura nova sede do Artcanto, que celebra 23 anos de transformação social em Boa Vista Foto: Aldenio Soares

Prefeito Arthur Henrique inaugura nova sede do Artcanto, que celebra 23 anos de transformação social em Boa Vista
Por News Roraima

Os integrantes contam agora com um espaço mais moderno e confortável, especialmente projetado para atender às necessidades de cerca de 250 crianças e adolescentes

Boa Vista deu mais um passo importante para o fortalecimento da cultura e da inclusão social no município, com a inauguração da nova sede do Artcanto, localizada no bairro Cambará. O evento, ocorreu nesta sexta-feira, 29, reunindo integrantes e familiares. Na oportunidade, o coral fez uma apresentação especial, interpretando clássicos musicais como “Oh Happy Day”, “Tiro ao Álvaro” e “Pra sempre vou te amar”.

Essa grande festa marcou uma nova fase para o projeto, que agora conta com um espaço mais moderno e confortável, especialmente projetado para atender às necessidades dos cerca de 250 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos. A nova estrutura dispõe de salas dedicadas a atividades como violão, flauta, audição de voz e atendimento psicológico, além de ambientes para lazer e descanso.

“O Artcanto um projeto que estimula a prática musical, as habilidades vocais das crianças e ao mesmo tempo fortalece o senso de comunidade entre eles. São centenas jovens que convivem diariamente, realizando atividades em grupo, que além da música, ensinam sobre disciplina, respeito e colaboração. A iniciativa transforma vidas, oferece oportunidades e constrói um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Compromisso com o futuro dos jovens

O espaço também abriga o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), criado em 2023 e gerenciado pela Coordenação de Juventude. Até então, o projeto funcionava em espaços como a Praça Estádio João Mineiro e a Praça Germano Augusto Sampaio. Com a nova sede, o ArtCanto ganha uma sede definitiva, que reflete sua importância para a cidade. Desde sua criação, o ArtCanto já beneficiou mais de 2.700 famílias, sendo um pilar de transformação na vida de crianças e adolescentes de Boa Vista.

Conforme a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez, o novo espaço vai permitir a ampliação das atividades desenvolvidas por meio do projeto. “Já fazemos um trabalho de coral e aulas de violão. Nesse espaço ampliado vamos passar a oferecer também aulas de flauta e artes cênicas para trabalhar a postura no palco, por exemplo. Estamos muito felizes com essa entrega, fortalecendo cada vez mais esse importante trabalho que traz grandes contribuições para esses jovens”, falou.

Aprendizado para toda a vida

Kauã Lima, de 17 anos, integra o projeto há sete anos e em breve deixará o projeto. Para ele, foram muitos momentos inesquecíveis, além de consideráveis aprendizados. “Eu era muito tímido e o projeto me ajudou a socializar. É meu último ano e definitivamente construí uma família aqui. Além disso, cresci muito vocalmente. Hoje atinjo notas que nunca pensei alcançar. Estou muito feliz que recebemos esse novo prédio. Ficou muito bonito”, contou.

Já Jheimelly Lacerda, de 10 anos, completou 1 ano de projeto recentemente. Segundo ela, também tem sido uma experiência incrível. “Eu sempre gostei de música e já cantava. Porém, não acreditava que era boa o suficiente. O projeto veio para fazer eu acreditar em mim e claro, melhorar cada vez mais. Estou muito feliz e quer ficar no projeto até quando eu puder”, falou.

Sobre o Artcanto

Fundado em 2001 e regulamentado pela Lei 1.511/2013, o Artcanto tem como objetivo desenvolver a prática do canto coral infantojuvenil, explorando repertórios de música popular brasileira, erudita e regional. Em 2024, o projeto celebra 23 anos de atuação, consolidando-se como uma referência em educação musical e inclusão social.

Além de estimular habilidades vocais, o Artcanto promove valores como senso de comunidade, colaboração e expressão artística. Os participantes recebem uma bolsa mensal de R$ 230, além de lanche, fardamento, vale-transporte e o Cartão do Bem, no valor de R$ 180, que auxilia na segurança alimentar de suas famílias.

A equipe multidisciplinar conta com educadores sociais, assistente social, psicólogos, pedagogo e uma equipe de música liderada por um maestro. O projeto também mantém parceria com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM), fortalecendo a prática musical e ampliando o acesso a oportunidades culturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.