FORMAÇÃO Servidores da Segurança participam de curso com foco em proteção de autoridades

FORMAÇÃO Servidores da Segurança participam de curso com foco em proteção de autoridades

FORMAÇÃO
Servidores da Segurança participam de curso com foco em proteção de autoridades
Por News RR

O 1º Curso de Proteção de Autoridade realizado pela Casa Militar do Governo de Roraima reuniu profissionais de segurança instituições: Polícia Civil, Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal) para nivelar os servidores que desenvolvem atribuições nesta área.

Foram abertas 42 vagas para a primeira turma. Os alunos foram submetidos ao processo de seleção de inspeção de saúde e teste de aptidão física antes de iniciarem o curso, e apenas 25 se qualificaram para ingressar.

“É um marco na capacitação técnica dos nossos agentes e vem firmar e fortalecer a nossa doutrina. Conseguimos reunir uma gama de militares formados em outros estados não apenas para reforçar a nossa missão constitucional, mas para contribui com a modernização e profissionalização das atividades de proteção de autoridades. No final teremos 25 agentes de segurança prontos para trabalhar em qualquer local que seja necessário”, explicou o diretor do Curso e adjunto da Casa Militar, Coronel Moacir Filho.

Por meio da Casa Militar, o Governo, identificou a necessidade de atualizar e capacitar o contingente para atuar em conformidade com a Doutrina de Proteção de Dignitários. A qualificação aborda diversos assuntos do cotidiano da atividade de segurança de autoridades e iniciou as aulas no dia 11 de novembro.

A metodologia aplicada envolve aulas teóricas e práticas com estudos de casos, simulados, oficinas de aprendizagem, prática de tiro e simulações de situações adversas com o foco na atividade de segurança de autoridades. A carga horária é de 270h, distribuidas em quatro semanas e conta com 20 disciplinas.

“Oferecemos treinamento em várias áreas, principalmente na parte de escolta a pé, motorizada. Também temos defesa pessoal, tiro aplicado, inteligência, varredura, antibombas, identificação de explosivos, atendimento hospitalar, planejamento operacional. Essas habilidades elas são indispensáveis para garantir a proteção de nossas autoridades, tanto física quanto moral”, acrescentou.

Na atividade final do curso, os militares serão submetidos à uma atividade prática em que serão colocados em uma simulação com diversos cenários ao longo de 24h para testar as capacidades físicas, psicológicas e tomada de decisões dos alunos.

A conclusão do curso acontece no dia 6 de dezembro de 2024.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Bárbara Araújo
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.