MISSÃO COMBATE Profissionais da saúde recebem atualização para manejo clínico da Sífilis Adquirida, Gestacional e Congênita

MISSÃO COMBATE Profissionais da saúde recebem atualização para manejo clínico da Sífilis Adquirida, Gestacional e Congênita

MISSÃO COMBATE
Profissionais da saúde recebem atualização para manejo clínico da Sífilis Adquirida, Gestacional e Congênita
Por News Roraima

Diante do aumento expressivo de casos de sífilis em Roraima, a Secretaria de Saúde, por meio da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), tem buscado fortalecer as práticas de diagnóstico, tratamento e notificação da doença.

Para isso, o Núcleo de IST/Aids, em parceria com o Programa Nacional de IST/Aids, iniciou a atualização dos profissionais de saúde, focada no manejo clínico e na vigilância da Sífilis Adquirida, Gestacional e Congênita.

O evento está ocorrendo no Centro de Ciências da Saúde da UFRR (Universidade Federal de Roraima), nos dias 13 e 14, sendo voltado principalmente para médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde que atuam diretamente no atendimento de pacientes com sífilis e na vigilância epidemiológica.

Dados epidemiológicos recentes apontam uma taxa de detecção de 150,93 casos por 100 mil habitantes em 2023, revelando a importância de uma resposta coordenada para combater a transmissão da doença, especialmente a sífilis congênita, que apresentou um aumento alarmante de 624% no estado entre 2014 e 2023.

Segundo a gerente do Núcleo, Jaqueline Voltolini, a atualização é voltada para todas as unidades que realizam o teste rápido de sífilis em Roraima, sejam instituições privadas ou públicas.

“Precisamos fortalecer os nossos profissionais com qualidade de atendimento para melhorar esse diagnóstico e tratamento e conseguir a eliminação da sífilis congênita, porque é uma doença que é transmitida de mãe para filho, e a nossa preocupação é ter crianças com sífilis congênita”, afirmou.

A programação inclui palestras e sessões práticas sobre diagnóstico e tratamento, além de estudo de casos clínicos e análise de indicadores de impacto.

Para a médica Melinda Matos, da Unidade Básica de Saúde Vanderly Nascimento de Souza, no bairro Jóquei Clube, está sendo ótimo se atualizar sobre o atendimento de pacientes com sífilis.

“É um assunto que não tem tantas atualizações, mas é sempre bom relembrar, porque apesar de ver no dia a dia, às vezes há detalhes que deixamos passar, e aqui acabamos vendo mais a fundo”, ressaltou.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.