Arthur Henrique apresenta propostas para o desenvolvimento industrial de Boa Vista
Encontro da Indústria com Candidatos aconteceu nesta quarta-feira, 11, na Fier, e contou com a participação de representantes do setor
Por News RR
Em reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), nesta quarta-feira, 11, o prefeito Arthur Henrique (MDB) apresentou as principais propostas de seu Plano de Governo, destacando iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor produtivo e industrial de Boa Vista.
“As demandas apresentadas já estão alinhadas. As propostas da Carta da Indústria foram acatadas e muito do que nos foi apresentado já existe hoje no escopo do nosso Plano de Governo, principalmente em termos de capacitação, atendimento social, educação e intervenções, com obras e gerando emprego para muita gente”, afirmou Arthur Henrique.
Arthur destacou que atualmente, diversas ações no âmbito municipal estão sendo planejadas com foco nas novas oportunidades para o setor industrial na capital. Entre elas, a elaboração do primeiro Plano de Mobilidade de Boa Vista, com diagnóstico já realizado e audiências públicas previstas para os próximos meses.
“Esse plano é fundamental, porque vai tratar da organização da mobilidade urbana da cidade. Ele vem para referendar aquilo que a gente planeja hoje de forma pontual, como a instalação de viadutos, melhorias no transporte público. Não tenho dúvida que esse plano vai trazer ações e soluções para que novas obras sejam realizadas, gerando emprego e renda também. Todas as propostas serão amplamente discutidas com a população, garantindo que sejam alinhadas com as necessidades da cidade”, explicou Arthur.
O candidato enfatizou ainda que vai lutar pela instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Boa Vista de forma planejada e a possibilidade de um novo Distrito Industrial Municipal.
“Inicialmente focada no mercado externo, especialmente na Venezuela, que deixou de ser um parceiro viável, a ZPE não avançou. No entanto, há perspectivas de mudança no médio prazo, com a Guiana se mostrando com grande potencial econômico, o que poderá impulsionar o setor industrial de Boa Vista. Nós vamos atrás de recursos com a nossa bancada [Congresso Nacional] e o governo federal. Já temos uma área destinada para essa finalidade e, caso não seja a ZPE, vamos transformar o local no Distrito Industrial do município”, informou Arthur.
Arthur Henrique também mencionou a criação de um novo ambiente de negócios, o Centro de Convenções, que é uma das demandas da Fier. “Estamos em fase de estudos e já identificamos um local apropriado no bairro Cauamé. O planejamento está em andamento e o projeto está sendo desenvolvido. Nosso objetivo é transformar esse sonho em realidade, promovendo ações que impulsionem a industrialização”, afirmou.
A presidente da FIER, Izabel Itikawa, agradeceu a presença de Arthur Henrique e frisou a importância da participação do candidato à reeleição à Prefeitura de Boa Vista no encontro. “A presença de Arthur Henrique era muito esperada pelos nossos industriários, e ocorreu conforme esperávamos. A Fier tem um grande propósito de fortalecer a indústria em Roraima, e está ligada com as instituições que estão comprometidas com o crescimento e o desenvolvimento no nosso estado é fundamental”, comentou.
Arthur Henrique destaca avanços
Ainda durante o encontro, Arthur falou sobre o crescimento populacional da cidade que levou Boa Vista de 413 mil habitantes em 2023 para 470 mil em 2024, um aumento de 13,7%.
Diante dessa expansão, o candidato ressaltou a necessidade de ampliar as obras de infraestrutura, unidades de saúde, creches e escolas, tanto na área urbana, como na área rural, que recebeu a primeira Unidade Básica de Saúde este ano.
A inovação tecnológica foi citada como uma prioridade para a sua gestão, com destaque para o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), que oferece cursos de robótica para capacitar jovens e preparar a mão de obra local para os desafios da indústria moderna.
Sobre as oportunidades para o setor, Arthur falou da importância da integração de Boa Vista com os mercados internacionais, como ocorre com a construção da estrada na Guiana.
“O país também edifica um porto de águas profundas em Georgetown, o que na prática tornará Boa Vista a capital brasileira mais próxima dos mercados americanos, europeus e asiáticos, via Canal do Panamá. Tornando um sonho antigo mais próximo da realidade. Com a crise na Venezuela, é uma alternativa poderosa de desenvolvimento para nossa capital”, disse.
O candidato enfatizou também que Boa Vista representa cerca de 75% do PIB de Roraima e abriga 85% das indústrias do estado, tem como principais setores a construção civil, produção de alimentos e fabricação de produtos metálicos. Ele destacou que, embora esses setores sejam essenciais, há a necessidade de expandir ainda mais a economia, com foco na diversificação e industrialização.
“A gestão municipal tem implementado medidas para fomentar o ambiente de negócios, como a desburocratização da abertura de empresas, isenções de impostos e parcerias para promover o empreendedorismo. Com essas iniciativas, Boa Vista se tornou a capital com maior liberdade para trabalhar e caminha para se consolidar como um centro regional de negócios e desenvolvimento econômico”, disse Arthur.